Soluções para melhorar a gestão da sua escola, clique e conheça.

Inovação

Saiba o que é uma Edtech e como o setor revolucionou o setor da educação

Saiba o que é uma Edtech e como o setor revolucionou o setor da educação

A transformação digital pela qual a sociedade passou nos últimos anos (e ainda está passando) trouxe uma série de conceitos e termos da tecnologia para a vida das pessoas. Hoje já estamos familiarizados com palavras como Inteligência Artificial, Big Data, Metaverso e tantas outras que fazem parte do nosso dia a dia.

Na área da educação essa revolução também chegou, impulsionada principalmente pela popularização das metodologias ativas e pela pandemia de Covid-19. De uma hora para outra, as instituições de ensino de todo o mundo se viram obrigadas a lidar com plataformas e ferramentas tecnológicas que não faziam parte da rotina de professores e alunos.  E é neste contexto que as Edtechs se consolidaram, apesar de já existirem no mercado há mais tempo. Mas afinal, o que é uma Edtech?

A definição mais simples para o termo é a junção de educação e tecnologia, ou seja, são startups, ou empresas de tecnologia, que desenvolvem soluções para a área da educação. Essas inovações abrangem tanto softwares quanto hardwares e utilizam tecnologias como Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT), realidade aumentada e virtual, entre outras.

Como as Edtechs estão revolucionando a Educação?

Como citamos acima, as soluções desenvolvidas pelas Edtechs tiveram papel fundamental na continuidade do ensino nos períodos mais críticos da pandemia de Covid-19. Sem dúvida, a educação foi um dos setores mais impactados pelas regras de distanciamento social e, para atender à demanda, as instituições de ensino de todo o mundo tiveram que adotar ferramentas tecnológicas desenvolvidas pelas Edtechs.

Mas, passado este período, o legado dessas empresas é a transformação digital da educação em todos os níveis de ensino. Hoje, por exemplo, é possível, mesmo em sala de aula, utilizar as mais variadas ferramentas digitais no processo de ensino-aprendizagem. Aliás, este é um dos principais conceitos das Metodologias Ativas, que visam tornar este processo mais atrativo para os alunos, com recursos tecnológicos que já fazem parte da vida deles.

Entre as possibilidades, estão jogos didáticos, por meio da gamificação, realidade aumentada, simulados e atividades avaliativas digitalizadas, trilhas de conhecimento e uma série de inovações que surgem a todo o momento para complementar o conteúdo visto em sala de aula.

Além disso, mesmo após a reabertura das instituições de ensino, muitos alunos optaram por continuar seus estudos de forma mediada, principalmente em cursos livres e de ensino superior. Hoje é possível assistir às aulas de qualquer lugar do mundo, realizar avaliações, conversar e interagir com os professores e colegas, tudo pela tela do computador ou do celular.


Para quem ensina, a adoção de ferramentas digitais representa a abertura de um mundo cada vez mais acessível aos alunos. Uma aula de história, por exemplo, pode fazer um tour virtual nos principais museus do mundo ou acessar informações complementares com a ajuda da realidade aumentada, democratizando o acesso às obras de arte para toda a sociedade. Além disso, as ferramentas digitais ajudam a organizar e mensurar o aproveitamento dos alunos, com avaliações personalizadas que identificam as habilidades e as necessidades de cada um, o que seria muito desafiador no ensino tradicional.

Ainda sobre os impactos das Edtechs na educação, na gestão educacional, assim como em todos os setores da economia, as soluções desenvolvidas por essas empresas trazem uma série de benefícios na organização administrativa e financeira. Com o uso de tecnologias avançadas, muitos serviços monótonos e que demandavam tempo dos profissionais, agora são realizados de forma automatizada, trazendo economia de tempo e de dinheiro às instituições.

O fato é que a revolução digital trazida à área da educação durante a pandemia perdura e ganha novas possibilidades a cada momento. E é graças às Edtechs que essas soluções chegam ao dia a dia de alunos, professores e gestores educacionais. Aqui na F10 temos orgulho de fazer parte dessa transformação e desenvolver soluções que facilitam o dia a dia das instituições de ensino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram