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Saiba a diferença entre EAD e Ensino Remoto

Saiba a diferença entre EAD e Ensino Remoto

Que a pandemia de Covid-19 alterou a forma como nos relacionamos e acelerou a transformação digital que estava em curso não é novidade. Mas, em algumas áreas como a Educação, por exemplo, o impacto foi mais intenso. Do dia para a noite as instituições de ensino de todo o mundo se viram obrigadas a migrarem para o ambiente virtual, devido às regras de distanciamento social impostas pela circulação do vírus.

Neste processo, as aulas remotas, realizadas com o apoio de plataformas digitais de reuniões virtuais foram a solução encontrada para muitas instituições. Ocorre que, passada a pandemia e com a retomada das atividades, muitos alunos não se viam mais no ambiente tradicional de ensino, frequentando uma sala de aula ou gastando tempo com deslocamento e, o que antes era uma medida paliativa, se tornou uma opção.

A oferta de cursos de Educação a Distância (EaD) já era uma tendência mesmo antes da crise sanitária, principalmente para cursos livres, profissionalizantes e de Ensino Superior. Segundo dados Ministério da Educação (MEC), entre 2011 e 2021, a modalidade cresceu 474% no Brasil. Somente entre 2020 e 2021 o aumento de alunos matriculados foi de 23,3% no Ensino Superior.

EaD X Ensino Remoto

Mas quais são as diferenças entre o EaD e o ensino remoto?  Apesar de as duas modalidades ocorrerem no meio virtual, existem diferenças na metodologia e no cronograma das aulas que devem ser levadas em conta na hora de escolher a melhor para a sua carreira. 

A principal diferença está na flexibilidade de horários – enquanto as aulas remotas são realizadas de modo síncrono, com data e horários marcados, no EaD o aluno tem a liberdade de assistir às aulas no momento mais adequado para sua rotina. 

No ensino remoto, as aulas são realizadas em encontros virtuais, e a aula é planejada e desenvolvida da mesma maneira que se fosse em sala de aula, com o professor explicando e mediando as interações do grupo no meio digital. Já no EaD, os alunos têm acesso a uma plataforma exclusiva, onde encontram as informações referentes à sua matrícula, disciplinas cursadas e ainda a cursar. As videoaulas estão disponíveis neste Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para que o discente possa assisti-las em um determinado período de tempo, de acordo com a sua disponibilidade e no horário que melhor se adapte à sua rotina. A principal diferença é que não existe uma interação em tempo real nem com o professor e nem com os colegas.

Outra diferença é em relação à metodologia. O EaD tem uma metodologia totalmente voltada para o meio virtual, com conteúdos pré-estabelecidos que seguem um padrão para todas as turmas, fornecendo ao aluno materiais de apoio, videoaulas e avaliações para que ele possa seguir uma trilha de conhecimento e, se necessário, contar com os tutores online para tirar eventuais dúvidas. Por outro lado, no ensino remoto o plano de aula é elaborado para cada turma, respeitando os limites e as características dos alunos e o professor consegue trabalhar de modo mais individualizado e assertivo, tirando as dúvidas em tempo real.

Vale lembrar que nas duas modalidades, o uso de soluções tecnológicas é fundamental em todo o processo de aprendizagem e de comunicação entre o aluno e a instituição, desde a matrícula, controle financeiro, frequência, acesso às aulas, até as avaliações. 

Conclusão

Como vimos até aqui, tanto o EaD quanto o ensino remoto ocorrem no meio virtual e é uma tendência que foi acelerada pela pandemia e hoje faz parte da realidade de milhares de estudantes em todo o Brasil. 

A escolha pela melhor modalidade deve ser feita com cautela, levando em consideração o que você espera após a conclusão do curso, quais os conhecimentos prévios que você tem no assunto e, principalmente, como as aulas se encaixarão em sua rotina. 

Ter a possibilidade de assistir às aulas e entregar as avaliações a qualquer tempo é, sem dúvida, uma vantagem do EaD. Mas, poder interagir com os colegas e tirar dúvidas com o professor no ensino remoto também é algo a ser levado em conta no momento da matrícula.

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