Soluções para melhorar a gestão da sua escola, clique e conheça.

Inovação

Conheça aqui 4 motivos para adotar Tics na educação.

TICS na educação

Atualmente, independentemente da área de atuação, é difícil não ser influenciado pelas transformações proporcionadas pelas novas tecnologias. Ao negligenciar essas mudanças tecnológicas, muitas empresas não conseguem acompanhar o mercado e se adequar ao novo comportamento do consumidor. No setor educacional não é diferente: o uso de TICs na educação é cada vez mais requisitado para acompanhar a geração de alunos cada vez mais digitais e contribuir com o processo de aprendizagem.

Neste post, abordaremos mais profundamente as razões de adotar os TICs no setor de educação. Para isso, é preciso que você compreenda o que são eles. Essa sigla reflete as palavras Tecnologia da Informação e Comunicação, que são recursos tecnológicos transformados em ferramentas ou mesmo equipamentos voltados para a melhoria das tarefas cotidianas.

Principais motivos para se adotar as TICs na educação

O tempo de utilização exclusiva do quadro negro para transmissão de conhecimento já passou. O próprio aluno já sabe disso e tem um comportamento muito mais conectado. Por isso, é preciso que a escola seja capaz de acompanhar essa nova forma de agir.

1. Proporciona novos aprendizados e conhecimentos

As aulas não são mais engessadas e limitadas como em anos anteriores, pois a tecnologia rompe barreiras e traz inovação. Os alunos de uma escola de línguas, podem, por exemplo se comunicar com pessoas nativas do idioma que estão aprendendo.

2. Gera mais engajamento entre os próprios alunos

Trazer novidades e conectividade para os alunos é uma maneira muito mais eficiente de engajá-los no tema da aula do que apenas apresentar a matéria e passar um trabalho ou uma tarefa. É possível diversificar o tipo de aulas por meio de games, música, vídeo etc.

3. Facilita o trabalho do docente

Hoje, existem plataformas capazes de auxiliar o professor no plano de aulas, além de monitorar o desempenho dos alunos em trabalhos em grupo, trazer às aulas mais pesquisa e mais conhecimento por meio da internet. O docente pode acompanhar a evolução dos estudantes de forma mais próxima, eficiente e automatizada.

4. Pode melhorar o desempenho dos alunos nas aulas

Com mais engajamento dos alunos e um melhor acompanhamento do professor, um dos resultados é a melhoria do desempenho dos estudantes. As aulas mais interessantes, tarefas mais instigantes e, principalmente, mais interativas e inovadoras permitem ao aluno uma experiência de aprendizado mais rica.

Ao aumentar o interesse dele e trazer maneiras mais efetivas e modernas de educação, as escolas são capazes de melhorar não apenas notas, mas também o desenvolvimento genuíno de cada aluno.

Assim, é necessário que as escolas se prepararem para essa nova forma de aprendizado que estamos entrando. Para que haja mais eficiência ao implementar os TICs na educação, as instituições de ensino precisam investir também em treinamento de professores e funcionários para o uso das tecnologias, pois eles serão os responsáveis pelo bom funcionamento entre escola, ferramenta e aluno.

O que você achou deste conteúdo sobre motivos para usar os TICs na educação? Se faz sentido para você, aproveite para compartilhar em suas redes sociais.

 

Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram