Soluções para melhorar a gestão da sua escola, clique e conheça.

Comunicação da Escola

Como melhorar a relação entre a família e a escola?

familia e escola

Quanto mais os pais se envolvem e se interessam na vida escolar, melhores são os resultados da instituição de ensino, o inclui não só boas notas, como um maior engajamento dentro da sala de aula e um o ambiente leve e agradável. Tudo isso depende de um bom relacionamento da família e escola.

Porém, geralmente, os pais esperam que a escola tome a iniciativa de fazer esse contato e as escolas, por sua vez, esperam que os pais tomem alguma atitude também. Ou seja, ninguém se movimenta e a relação acaba se prejudicando.

Por isso, para que essa relação entre família e escola seja significativa e bem-sucedida, é essencial que ambos os lados tenham uma mudança de atitude e estejam abertos para contribuir da melhor forma para o objetivo principal: o desenvolvimento dos alunos.

Que tal, então, se aprofundar nesse assunto e entender como estreitar a relação família e escola?

Qual a importância de investir no relacionamento entre família e escola?

Para quem quer atrair mais alunos ou mesmo melhorar a relação dos estudantes com a escola e evitar problemas como a evasão escolar, investir em ações para aproximar os pais é praticamente uma obrigação.

Afinal, a captação de alunos e a retenção de matrículas estão diretamente ligadas à percepção que os pais ou responsáveis dos estudantes têm em relação à instituição de ensino. Por isso, é preciso colocar em prática algumas ações para melhorar esse relacionamento.

Quais práticas adotar para melhorar essa relação?

Para ajudar você a desenvolver ou melhorar esse relacionamento, separamos algumas dicas que podem fazer toda a diferença no clima escolar, no aperfeiçoamento dos professores e no desenvolvimento dos alunos. Veja alguns exemplos de estratégias de aproximação.

Apresentar o plano de ensino para os pais

Apesar de parecer simples e óbvio demais, esse é um dos passos mais importantes. Afinal, quando se apresenta o plano de ensino para os pais, todos alinham suas expectativas e assumem as suas responsabilidades dentro do plano.

Dessa forma, todos ficam cientes dos processos e do que será feito durante todo o ano letivo. Assim, os pais se sentem mais seguros, pois perceberão que existe um planejamento e que todas as atividades fazem parte de um processo de aprendizagem.

Organizar eventos para toda a família na escola

Desenvolva um calendário com programações sociais, esportivas e culturais. Faça questão de sempre convidar os pais para ocasiões que saem da rotina escolar. Eventos são uma ótima maneira de engajar e proporcionar momentos de troca de informações, conhecimentos e cultura.

Incentivar atividades coletivas para realizar em casa

Muitas vezes nos deparamos com pais que sequer concordam entre si sobre as atividades do filho. Auxiliar e incentivar os familiares a melhorar e estreitar os laços dentro da própria família é uma estratégia que pode dar muito resultado. Quanto mais unidos os pais forem, melhor.

Pensar na comunicação de forma estratégica

Sendo um fator essencial em qualquer tipo de relacionamento, não poderia ser diferente na relação família escola. A falha na comunicação é uma grande vilã. Por isso, mantenha uma comunicação constante, transparente e sempre o mais objetiva possível. Planeje a sua comunicação.

Buscar o contato com os pais

Muito mais do que deixar sempre as portas abertas para os familiares, busque fazer contato com frequência. Use esses momentos para mostrar os resultados, dar feedback ou até mesmo para pedir a colaboração dos pais em alguma etapa do processo de aprendizagem. Inclua os pais no processo o máximo possível.

Melhorar o relacionamento entre família e escola é um grande desafio. Mas não é algo impossível de ser conquistado. É essencial que tanto a instituição de ensino, quanto os familiares estejam interessados e dispostos a contribuir positivamente em prol da educação da criança.

Gostou deste conteúdo sobre a relação família escola e quer continuar lendo mais artigos como este? Assine nossa newsletter e fique sempre por dentro do que a gente publica por aqui.

 

Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram