Soluções para melhorar a gestão da sua escola, clique e conheça.

CoachingGestão

7 dicas para manter seus professores motivados

professores motivados

Gerenciar uma escola não é tarefa fácil. Além de ser uma empresa como qualquer outra, vários fatores dificultam a gerência, e um dos fatores é a necessidade de gerenciar professores. Eles não são como qualquer funcionário, afinal eles lidam diretamente com a fonte de renda da escola: o aluno.

Manter um professor motivado manterá também o aluno engajado, o que traz diversos benefícios. São vários os métodos para se motivar um professor, e observar o que já foi tentado pode iluminar a sua escola.

  1. Em uma escola americana, o diretor Teri Stokes observa seus professores durante as aulas ao menos duas vezes por mês. Antes de ir à próxima sala, o diretor anota um ou dois comentários positivos e deixa em uma nota na mesa do professor. Além disso, Stokes entrega também todo começo de ano um “Kit de Sobrevivência de Começo de Ano” com bugigangas e lembrancinhas, cada um com seu significado especial.Conversar com gerentes de restaurantes, academias, centros de arte ou cinemas para realizar parcerias pode também ser muito produtivo. Conseguir um pequeno desconto ou até brindes para seus professores melhora a qualidade de vida do funcionário além de mostrar o quanto a escola se preocupa com ele.
  2. Planeje almoços coletivos. Reunir todos os professores e ir à um restaurante pode ser construtivo para a relação deles, principalmente para aqueles que não interagem muito. Se os horário de almoço não encaixarem, talvez um café no fim da tarde na escola mesmo pode ser um bom encontro coletivo. Comemorar o fim de uma semana ocupada com um café da tarde farto faz qualquer funcionário começar o fim de semana com um sorriso no rosto.
  3. Enviar cartões para recebê-los depois de férias ou de uma doença faz o funcionário lembrar-se da apreciação da escola pelo seu retorno.
  4. É interessante oferecer formação acadêmica aos professores de dentro da escola, mas também lhes dar a oportunidade de aprender fora da escola. Isso pode incluir conferências, workshops ou palestras especializadas. Manter o olho para novas oportunidades de crescimento de seus professores provará ser muito produtivo.
  5. Ser deixado de lado em uma decisão importante é uma maneira fácil de fazer o professor perder a motivação. Vários professores adorariam ser envolvidos em decisões pedagógicas, se fosse dada a oportunidade. Convide professores de diferentes áreas para reuniões onde decisões gerenciais serão tomadas, ou até considere ter essas reuniões com as portas abertas, onde todo professor terá a opção de participar e ouvir, mesmo que não estejam diretamente envolvidos com o tópico discutido.
  6. E para finalizar, professores são líderes. É esperado deles que comandem uma sala cheia de pessoas que em alguns momentos não respeitam sua autoridade. E quando o assunto é planejar a aula, eles recebem pouco espaço para criar, para respirar. Logicamente um professor deve aderir ao currículo padrão do curso, mas dar a eles um espacinho a mais poderá motivá-los a crescer.

Gerenciar professores não é fácil, e fazê-los feliz é menos ainda. Porém um professor motivado trará não só um espaço mais saudável para a sua escola, como também fará seus alunos mais felizes, diminuindo a evasão e melhorando a relação da escola com o aluno. Sem dúvida melhorar a vida do seu professor irá tornar a vida de todos bem melhor.

Veja também: Passo a passo para um bom treinamento de equipe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Worth reading...
7 dicas para manter seus professores motivados
Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram