Soluções para melhorar a gestão da sua escola, clique e conheça.

Gestão

Conheça 5 maiores desafios da gestão escolar e como superá-los

gestão de estoque

Mudanças importantes estão acontecendo na educação, por isso, os desafios da gestão escolar também não param de aumentar, exigindo soluções mais eficientes por parte dos gestores.

Assim, quanto mais cedo as instituições de ensino adotarem recursos inovadores para ajudar a gerir suas tarefas diárias, mais fácil será para contornar os obstáculos.

Mas, afinal, quais são os principais desafios e como é possível superar cada um deles? Continue com a gente e conheça 5 entre os principais enfrentados pelas escolas.

1. Falta de autonomia

A ausência de autonomia para gerir processos é um dos grandes entraves encontrados em diversos segmentos, principalmente, quando o assunto é educação.

Se as instituições centralizam demais a gestão das tarefas, o resultado é o excesso de burocracia, que sempre provoca atrasos, perda de tempo e prejuízos financeiros.

Uma boa saída para contornar esse problema é recorrer a ferramentas de gestão automatizadas. Esse tipo de recurso otimiza significativamente todo o trabalho operacional, administrativo, financeiro e pedagógico, liberando tempo para atividades que exigem foco mais direcionado.

2. Evasão escolar

A evasão escolar é um dilema muito sério e está entre os maiores desafios da gestão educacional. Os motivos são inúmeros, porém, os mais recorrentes estão relacionados à falta de identificação com os valores da escola e à dificuldade de aprendizagem.

Entender a razão desse problema é fundamental para pensar na melhor solução. Quando a dificuldade é relacionada ao aprendizado, é possível oferecer aulas de reforço. Outra tática é recorrer a exemplos de ex-alunos que hoje estão bem-sucedidos, destacando os diferenciais da instituição para os pais e os alunos. Dessa forma fica mais evidente o valor agregado da escola.

Fidelizar também é muito importante e para que isso ocorra, crie campanhas atrativas para rematrícula, com benefícios ou descontos como forma de incentivar a permanência desses alunos na sua escola.

3. Inclusão de tecnologia

A avalanche de informações que inunda as telas de dispositivos, diariamente, exige das escolas uma postura mais aberta em relação ao uso da tecnologia. Os avanços nessa área estão presentes no cotidiano de todos e são a promessa do futuro mercado de trabalho.

Por isso, aposte nas metodologias ativas contemporâneas como alternativa para que os estudantes sejam protagonistas durante seu processo pedagógico, orientados pelo professor. Essa é uma excelente maneira de instigar os alunos a desenvolverem as valorizadas novas competências e habilidades.

Algumas delas usam tecnologia diariamente para elaborar uma sala de aula interativa, que consegue prender a atenção dos estudantes, além de respeitarem suas diferenças no ritmo de aprendizado, o que otimiza a assimilação de conhecimento.

4. Comunicação escolar

Toda gestão educacional precisa manter muita colaboração e uma comunicação eficiente entre funcionários, professores, gestores, pais e alunos. Assim, é necessário estabelecer um sistema de gestão que facilite a interação de todos os envolvidos.

Com uma comunicação interna alinhada, os processos acadêmicos e administrativos tornam a instituição de ensino mais competitiva. Isso ocorre em razão do reflexo positivo que esse alinhamento produz, permitindo o contato com crianças e adolescentes por meio de uma abordagem especial de linguagem.

Vale ressaltar que a adoção de aplicativos tecnológicos acessíveis como opção de ferramenta de conexão entre os alunos, os pais e a escola já é uma realidade em muitas instituições de ensino.

5. Fluxo financeiro saudável

Muitas vezes as instituições de ensino enfrentam o desafio de manter a saúde das finanças. Esse problema pode derivar da inadimplência e, também, da displicência com as contas.

Nessas questões, não há como encontrar uma solução senão pelo planejamento adequado. Isso pode ser feito por meio de um sistema capaz de organizar e monitorar as receitas, assegurando que os registros financeiros fiquem constantemente atualizados.

Um software especializado, como o F10, pode ajudar a sua instituição a enfrentar os desafios da gestão escolar, garantindo a autonomia do professor ao auxiliá-lo no convencimento de seus superiores. Trata-se de uma solução que pode ser implementada por meio de Cloud Computing, proporcionando acesso remoto aos arquivos. Tudo isso sem exigir conexão a um computador pessoal ou servidor local.

Se você se identificou com essa possibilidade inovadora de gestão e precisa saber mais sobre o assunto, entre em contato com a nossa equipe.

 

Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram