Soluções para melhorar a gestão da sua escola, clique e conheça.

InovaçãoTecnologia

Tecnologia Educacional como diferencial competitivo

Com as relações interpessoais cada vez mais mediadas pelas plataformas digitais, o uso da tecnologia se tornou indispensável em praticamente todas as atividades do dia a dia, inclusive na prática pedagógica. E o advento das chamadas metodologias ativas tem mostrado na prática que o uso das plataformas digitais potencializa o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais interessante para os alunos e mais produtivo para os professores.

Neste sentido, a integração das ferramentas tecnológicas ao processo pedagógico é, certamente, um dos principais desafios dos professores e gestores escolares e tem se tornado um diferencial competitivo no mercado. 

Se antes a escolha de uma instituição de ensino era pautada pela metodologia de ensino, projeto pedagógico ou pela estrutura física, por exemplo, atualmente o uso de diferentes plataformas e o desenvolvimento de habilidades digitais dos alunos também são fatores decisivos na hora de fazer a matrícula. 

Mas como incorporar essas inovações em sala de aula e de que forma um departamento de tecnologia educacional pode ajudar?

Tecnologia Educacional

Com a transformação digital ocasionada pelo avanço das tecnologias emergentes é preciso questionar diretamente se a escola incorpora, e em que nível, a tecnologia no processo de ensino-aprendizagem, preparando assim os alunos para o futuro. 

Além disso, a adoção dessas plataformas tecnológicas indica se a escola está atualizada e aberta às inovações, acompanhando a evolução da sociedade de um modo geral.

Por isso, muitas instituições já contam com profissionais e departamentos específicos de tecnologia educacional que, de forma geral, pesquisa e identifica as soluções tecnológicas como softwares e aplicativos disponíveis no mercado para que possam ser integrados ao plano de aula, de forma estratégica.

Vale lembrar que a tecnologia já está presente na rotina dos estudantes e aliar essas plataformas digitais no ambiente escolar contribui para que o processo de aprendizagem seja mais atraente e divertido. 

Por outro lado, para os professores, essas ferramentas possibilitam o aprofundamento dos conteúdos, explorando outras possibilidades na construção do conhecimento, que vão além da teoria.

Tecnologia Educacional na prática

Mas como inserir essas soluções tecnológicas no dia a dia da escola? Destacamos aqui alguns exemplos práticos:

– O aluno pode ser estimulado a realizar tarefas de matemática em ambientes de games, com pontuação e diferentes fases, por exemplo. Com a gamificação, a partir de uma linguagem clara e com uma identidade visual que já faz parte da rotina do aluno, o processo de aprendizagem fica mais leve e o conteúdo é assimilado de forma mais eficiente.

– Uma aula de história sobre o Renascimento, por exemplo, pode explorar os afrescos da Capela Sistina em uma visita virtual ou tour digital. 

– O ensino de línguas estrangeiras também tem se transformado com aplicativos que ajudam os alunos a aperfeiçoar a pronúncia e a se familiarizar com o novo idioma. 

– O estudo literário pode ser incentivado com a criação de conteúdo digital pelos próprios alunos, com resenhas e dicas sobre determinadas obras em vlogs.

Como se percebe até aqui, as tecnologias educacionais podem ser inseridas no ambiente escolar em diferentes contextos e sob diferentes olhares e têm se tornado grandes aliadas de professores e pedagogos.

As possibilidades são infinitas e cada vez mais as empresas de tecnologia estão concentradas em desenvolver soluções que possam ajudar na transformação digital da prática pedagógica. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram