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Por que você deve conhecer a Jornada de Compra do seu aluno?

Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas de todos os setores estão preocupadas em oferecer a melhor experiência ao cliente, desde o momento da prospecção até a finalização da relação de consumo. Por isso, muitas das estratégias comerciais estão focadas na Jornada de Compra do consumidor.

E é claro que na educação isso não seria diferente. Oferecer a melhor experiência de ensino desde o primeiro contato até a conclusão da formação acadêmica é, sem dúvidas, uma das principais preocupações dos gestores de marketing das instituições de ensino.

Mas como é possível conhecer a Jornada de Compra e melhorar a experiência do aluno (e da família) nos momentos cruciais da relação de consumo? Acompanhe o texto e conheça um pouco mais sobre o tema.

O que é a Jornada de Compra

A Jornada de Compra nada mais é do que o percurso que o cliente faz para adquirir um produto ou serviço.  Ou seja, é uma representação das etapas que o consumidor percorre desde o primeiro contato com uma determinada marca até a decisão da compra.

Em todos os segmentos da economia, a Jornada de Compra é estabelecida pelo cliente e cabe à empresa conhecer e diferenciar cada situação, para poder se antecipar às necessidades dos clientes, otimizando assim a experiência do cliente.

Nesta época do ano, em que a maior parte das instituições de ensino estão voltadas para as campanhas de rematrícula e prospecção de novos alunos, é fundamental conhecer bem como se dá este processo na sua escola para poder atender com excelência os interesses de seu público.

Jornada de Compra e Funil de Vendas

Uma das principais dúvidas é sobre qual a relação entre a Jornada de Compra e o Funil de Vendas? Se por um lado a Jornada de Compra indica as etapas que o consumidor percorre na relação de consumo, o Funil de Vendas determina as etapas que a empresa (ou o departamento comercial) deve seguir para concretizar a venda.

Vale lembrar que a Jornada de Compra é um conceito mais amplo sobre como o consumidor age durante todo o processo de contratação de um serviço. Já o Funil de Vendas é a concretização dessas etapas na prática. E aqui na F10 você encontra soluções de tecnologia que ajudam o seu time a estabelecer uma relação mais assertiva com os clientes em todos os momentos da Jornada.

Inteligência de Dados a favor da sua empresa

Além de ajudar no desenvolvimento e no planejamento do Funil de Vendas da sua instituição, conhecer a Jornada de Compra do seu aluno pode trazer outras vantagens para a gestão escolar.

Uma das possibilidades é o volume de dados que você pode obter com a digitalização deste processo. Ao inserir as informações dos clientes em potencial em um banco de dados você pode extrair informações valiosas para sua estratégia comercial, veja alguns exemplos:

  • como conheceu a instituição;
  • quais as características socioeconômicas;
  • quais os cursos de preferência ou áreas de interesse;
  • em que momento a matrícula é efetivada;
  • por quem a matrícula é efetivada (pelo próprio aluno ou pelos pais e responsáveis);
  • quanto tempo leva entre o primeiro contato e a efetivação da matrícula;
  • motivos para não efetivação da matrícula.

Esses são apenas alguns exemplos práticos das informações que podem ser extraídas da Jornada de Compra dos seus alunos, mas existe uma infinidade de possibilidades que o marketing pode trabalhar a partir daí. É óbvio que quanto mais contato a sua equipe tiver com o cliente em potencial, mais aprofundadas as questões serão respondidas.

É neste momento que a Inteligência de Dados se torna imprescindível para o aproveitamento integral das informações extraídas da Jornada de Compra. A partir dos dados levantados, novas estratégias comerciais podem ser desenhadas e outras medidas avaliadas em tempo real, com base nas respostas do público. 

Lembre-se que a gestão data driven, baseada em dados, nos fornece insights valiosos para que a tomada de decisões seja feita de forma mais assertiva. E você já pensou em conhecer melhor a Jornada de Compra do seu cliente e utilizar esses dados a favor da sua empresa?

 

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