Soluções para melhorar a gestão da sua escola, clique e conheça.

Notícias de mercado

Quais os impactos do coronavírus no mercado de educação?

nova metodologia de ensino

Embora o mundo já tenha lidado com outras pandemias, o COVID-19 vem se espalhando rapidamente, e não há sistema de saúde totalmente preparado para a demanda de infectados. Somado a isso, a crise na economia é inevitável. Diante dessa realidade, vamos bater um papo sobre os impactos do coronavírus no mercado de educação.

Afinal de contas, é importante que se manter em dia para tomar decisões administrativas e não sofrer consequências negativas com a gestão escolar. Com isso em mente, será possível transformar dificuldades em oportunidades.

Para se aprofundar nessa discussão, trouxemos aqui informações sobre os impactos, as soluções que estão sendo criadas e a perspectiva pós-pandemia. Continue conosco e tire suas dúvidas.

Impactos do coronavírus no mercado de educação

Como parte do esforço para conter a disseminação do coronavírus, escolas, universidades e cursos precisaram fechar suas portas. As aulas e atividades presenciais dos semestres estão sendo adiadas.

Nesse contexto, funcionários estão aprendendo a mover suas atividades para plataformas online, enquanto alunos e professores aprendem a lidar com a comunicação escolar de maneira remota.

Embora a tecnologia tenha uma grande participação na maioria dos assuntos escolares, a nova dependência dos recursos tecnológicos para todos os aspectos da educação foi, de modo geral, forçada a ocorrer imediatamente.

Isso fez com que muitos precisassem lutar contra dificuldades de adaptação, como lidar com os desafios de estudar em casa e aprender a construir um cronograma fora do ambiente escolar.

Soluções para contornar os problemas

Confira, logo abaixo, as principais ações que estão desenvolvidas para enfrentar a crise na educação.

Melhorar os recursos online

Apesar dos desafios, a mudança na educação também significa que novas oportunidades estão surgindo e sendo disponibilizadas aos alunos. Nesse sentido, a modalidade de Ensino a Distância (EAD) está sendo privilegiada para dar continuidade a atividades escolares que podem ser desempenhadas remotamente.

Conhecer novas formas de aprendizado

A expansão do conhecimento agora se dá por meio de ferramentas online, como as chamadas de vídeo em grupo. Softwares de gestão que permitem a condução das aulas pela internet estão sendo usados, com fácil acesso tanto para professores quanto para alunos. A F10 oferece um serviço de aplicativo que é perfeito para essa situação. Dê uma olhada aqui!

Oferecer cursos online

Instituições de educação estão descobrindo uma forma interessante de atrair alunos durante a crise, que é a oferta grátis de materiais online. Ou seja, elas liberaram o acesso gratuito de alguns conteúdos para que as pessoas se ocupem e consigam estudar.

Isso faz com que o tráfego do site da instituição aumente junto com o número de usuários interessados nos cursos online que são pagos.

Perspectivas pós-coronavírus

A pandemia levou instituições educacionais em todo o mundo a utilizarem suas ferramentas tecnológicas na criação de conteúdos com foco no aprendizado remoto de estudantes.

Os educadores experimentam possibilidades de fazer as coisas de forma diferente, com maior flexibilidade e acessibilidade de materiais para estudantes de todo o mundo.

Não existem mais questões e ações isoladas. Os profissionais de hoje precisam ser capazes de entender essa inter-relação para colocar de lado suas diferenças e trabalhar de maneira colaborativa.

A esperança é que, tanto para as novas gerações quanto para as gerações vindouras, as experiências de isolamento e de aprendizado remoto (longe de colegas, professores e salas de aula) sirvam como um lembrete cauteloso da importância de sermos cada vez mais humanos.

Como vimos, os impactos do coronavírus no mercado de educação são inevitáveis. No entanto, por meio da tecnologia, já é possível minimizar perdas e, ao mesmo tempo, promover a sua instituição. As ofertas de cursos para atrair novos alunos que estão isolados em casa são exemplos de boas práticas. Pense nisso.

Está pronto para fazer mudanças na sua escola? A F10 lançou o App Smart, que possibilita mandar conteúdo, ter aulas online, enviar boletos e conversar com o aluno por bate-papo. Vamos juntos?

Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram