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O mercado educacional está cada vez mais competitivo e a oferta de cursos livres e profissionalizantes em diferentes modalidades de ensino deixam a concorrência bastante acirrada. Neste contexto, estar atento às necessidades e à jornada de compra dos alunos é fundamental para conseguir uma boa performance da equipe comercial.

Mais do que apenas atingir as metas, a conversão de leads em matrículas requer muita dedicação e organização interna do time, para que os processos sejam definidos e seguidos, dentro de uma metodologia de vendas clara e objetiva. 

Mas como definir as etapas do atendimento comercial e estabelecer uma rotina produtiva na equipe de vendas? Neste texto vamos explicar como isso é possível e de que forma o funil de vendas da F10 pode ajudar a sua instituição a alcançar seus objetivos.

Conhecendo a jornada de compra do cliente

Todo processo de vendas deve ter início no conhecimento do seu cliente. Saber quais as suas necessidades, quais as experiências que ele espera ter ao adquirir seus serviços e em que momento ele se decide pela compra são os primeiros passos.

Ou seja, colocar o cliente no centro da sua estratégia empresarial e entender como é a sua jornada de compra é fundamental para aumentar o índice de produtividade da equipe comercial.

Com essas informações em mente, é possível criar uma metodologia de vendas que atenda aos anseios do seu público-alvo, padronizando os processos internos para que toda a equipe comercial percorra o mesmo caminho entre a prospecção do cliente e a efetivação da matrícula.

Vale lembrar que uma metodologia de vendas nada mais é do que um manual que deve ser repassado aos colaboradores e cobrado dia a dia, para que os processos sejam padronizados e, assim, o gestor possa estabelecer métricas a serem monitoradas no time comercial.

Utilizando o CRM de Vendas

Uma das ferramentas que auxilia na implementação e manutenção de uma metodologia de vendas é o Customer Relationship Management, conhecido como CRM e muito utilizado no atendimento ao cliente.

Ao adotar o CRM no departamento comercial, a empresa passa a definir todas as suas ações de venda com foco no cliente, colocando-o no centro de suas estratégias. A ideia é coletar e gerenciar o máximo possível de dados relevantes dos prospects, leads e clientes e, assim, se antecipar às suas demandas, oferecendo serviços que atendam às suas necessidades, aumentando assim a taxa de conversões.

Assim, é possível ter uma gestão mais eficiente dos leads, baseada em dados e seguindo um processo pré-determinado, com etapas bem definidas. 

Como o funil de vendas da F10 funciona?

O funil de vendas da F10 é uma ferramenta dentro do CRM que permite uma gestão data driven do departamento comercial, aumentando a performance dos vendedores, que passarão a atuar com base em dados concretos dos prospects, leads e clientes.

Além de todos os recursos que um CRM de vendas já oferece normalmente, o funil de vendas da F10 faz com que a gestão vá além. Com essa aplicação você pode, por exemplo, gerar relatórios de KPIs (Indicador-Chave de Desempenho) para saber como está o desempenho do time de vendas ou de cada um dos vendedores.

Outra possibilidade é a padronização dos prazos para o retorno quando um lead é gerado e como deve ser feito o segundo contato com este cliente em potencial? 

Importante destacar que com o funil de vendas, o sistema gera relatórios personalizados, que trazem as principais métricas do departamento comercial, de acordo com os filtros que você definir. Assim é possível ter uma visão mais detalhada da performance do time de vendas e ajustar o rumo, para solucionar as deficiências apresentadas. E tudo isso baseado em dados, com uma gestão moderna e que vai trazer grandes resultados no dia a dia da sua escola.

Como se percebe até aqui, mais do que aumentar o número de  matrículas da instituição, a utilização do funil de vendas e do CRM na gestão comercial traz inúmeros benefícios para a empresa, que passa a atuar baseada em dados e focada em resultados.

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