Soluções para melhorar a gestão da sua escola, clique e conheça.

GestãoInovaçãoProdutividadeTecnologia

Conheça cinco vantagens de usar a tecnologia na gestão escolar

Cada vez mais presente em nossa sociedade, as soluções tecnológicas são usadas para as mais variadas atividades do nosso dia a dia. E essa transformação digital também se reflete na rotina e no modo de produção das empresas em todo o mundo. 

Aqui no Brasil, apesar da digitalização promovida pela pandemia de Covid-19, segundo dados da pesquisa TIC Empresas 2021, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), apenas 33% das empresas que usam computadores adotaram pacotes de softwares ERP para integrar os dados e processos de seus departamentos internos em um único sistema. 

Ou seja, muitas empresas ainda resistem ao uso da tecnologia em suas rotinas e isso se estende a todos os setores econômicos, inclusive nas escolas de ensino regular. Mas quais os benefícios que as soluções tecnológicas podem trazer para a gestão escolar? Elencamos abaixo cinco vantagens que as ferramentas digitais podem trazer para o dia a dia da instituição:

Otimização do tempo

A principal característica das ferramentas digitais, de um modo geral, é a possibilidade de se fazer mais com menos recursos e de forma mais assertiva. E as soluções tecnológicas podem ser aplicadas em todos os departamentos da escola, desde o financeiro, a secretaria, departamento de compras, até no planejamento das aulas e no diário de classe dos professores.

Ao automatizar processos que antes eram feitos de forma manual, a escola ganha tempo em seus processos internos e reduz as chances de erros. Além disso, a automação libera os colaboradores para que possam se dedicar mais às atividades que demandam habilidades e conhecimentos técnicos, otimizando o tempo que se dedicam ao trabalho. 

Vale lembrar que atualmente há no mercado uma série de softwares que propõem juntar todos os departamentos da escola em uma única plataforma e, assim, melhorar a gestão de dados da instituição. 

Maior controle interno

Além de tornar os processos internos mais rápidos, outra característica das plataformas digitais é a possibilidade de monitoramento e controle dos dados. Ter um histórico das informações inseridas no banco de dados, das atividades realizadas e quais os usuários acessaram a plataforma são alguns exemplos do controle que essas ferramentas nos oferecem. 

E com a digitalização dos dados, as informações relevantes para o dia a dia da escola são atualizadas em tempo real, tornando a gestão escolar data driven, baseada em dados. Assim, é possível ter em uma única  plataforma os principais indicadores e monitorar as tendências da sua escola.

Redução da inadimplência

Com os avanços tecnológicos do sistema financeiro nos últimos anos, cada vez mais as empresas estão adotando os recursos digitais para cobrança e gestão financeira. No caso das escolas de ensino regular, a cobrança das mensalidades permite a adoção de diferentes modalidades que podem, inclusive, serem oferecidas aos responsáveis financeiros de forma paralela. Assim, os pais escolhem a melhor maneira de quitar os débitos. 

Entre as possibilidades estão os já conhecidos boleto online e débito automático em conta corrente, mas também outras formas mais recentes de cobrança (e não menos importantes) como a cobrança recorrente no cartão de crédito e o PIX Cobrança. 

Além de ampliar o leque de possibilidades para os pais, o PIX Cobrança torna a gestão de recebíveis mais ágil e eficiente, não precisando aguardar a compensação bancária para acessar o dinheiro, como ocorre por exemplo no pagamento via boleto. Por isso, cada vez mais escolas estão optando por essa modalidade de cobrança.

Comunicação assertiva

Outra característica das plataformas digitais é a melhoria na comunicação com a comunidade escolar. Atualmente muitos aplicativos e softwares facilitam a interação entre a escola e os alunos e familiares. A velha agenda de papel e mensagens escritas a mão, agora dão lugar a comunicados eletrônicos.

Entre as vantagens da utilização da tecnologia na comunicação estão a possibilidade de personalizar a mensagem, direcionar para os pais ou para os alunos (ou para ambos), envio em tempo real e monitorar o recebimento (que também serve como comprovação de leitura). 

Além dos comunicados digitais, muitas soluções tecnológicas também permitem a emissão das notas parciais e de boletins online e o acompanhamento das notificações disciplinares dos filhos.

Ensino mais atrativo

Para além da gestão escolar, o uso da tecnologia no ensino regular tem um papel fundamental no desenvolvimento das atividades pedagógicas, principalmente com o uso cada vez mais frequente das metodologias ativas. 

Plataformas digitais permitem explorar os conteúdos de uma maneira lúdica e mais interessante do que as aulas tradicionais e podem ser usadas como complemento às aulas presenciais, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais eficiente.

Além de contribuir para a formação acadêmica dos estudantes, o uso dessas tecnologias integradas à sala de aula também pode ser um diferencial competitivo da instituição. Por isso, é importante estar atento às novidades tecnológicas que podem ser incorporadas ao dia a dia da escola.

Conclusão

Como se percebe até aqui, são inúmeras as vantagens que as ferramentas tecnológicas apresentam para a gestão escolar e para a prática pedagógica. O uso cada vez mais comum dos softwares e aplicativos é mais do que uma simples tendência e sim, uma necessidade para que a escola se mantenha moderna e atualizada em um mercado bastante competitivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram