Soluções para melhorar a gestão da sua escola, clique e conheça.

Gestão

Gestão pedagógica e gestão escolar: entenda as principais diferenças

fluxo de caixa

Você conhece quais são os tipos de gestão existentes em uma instituição de ensino? A gestão pedagógica e a escolar são fundamentais para que seja possível garantir bons resultados, diminuir a evasão e captar novos alunos. Quando são ignoradas, podem trazer uma série de prejuízos para a instituição.

Com a competitividade atual das escolas, um erro, por menor que seja, dificulta que a empresa progrida no mercado e consiga estimular o marketing boca a boca. As pessoas só indicarão sua escola se entenderem que ela está em constante evolução rumo a uma instituição mais organizada e com as melhores práticas de ensino.

Para que os problemas não ocorram com seu negócio, mostraremos, neste post, como funciona cada tipo de gestão e como elas interagem para gerar o sucesso da sua escola.

O que é gestão escolar?

A gestão escolar tem como principal responsabilidade a área administrativa, com funções que também competem aos mais variados tipos de negócio. Assim, deve administrar os recursos disponíveis, cuidar da contratação e demissão de colaboradores e cuidar da burocracia e da organização de documentos.

A gestão escolar também é responsável pelo pagamento de contas, fornecedores e colaboradores. Faz a solicitação de materiais e estuda o mercado para ter diferenciais no modelo de negócios.

O bom funcionamento da escola depende dessa área, ainda que seja negligenciada por muitos diretores. Sem administrar corretamente os recursos, o desempenho da instituição ficará comprometido e a imagem será afetada negativamente.

O que é gestão pedagógica?

A gestão pedagógica é, por outro lado, uma área específica das instituições de ensino. Cuida de todo planejamento pedagógico da escola, definindo quais serão as práticas e diretrizes que devem ser adotadas. Ou seja, é o setor que lida com os principais objetivos da escola, fazendo com que os valores, visão e missão saiam do papel. Além disso, são responsáveis por ajudar os colaboradores a prestar a melhor educação possível aos alunos.

O coordenador pedagógico é o principal responsável pela área. Além das funções já destacadas, ele deve treinar e mensurar os resultados obtidos para entender se estão em conformidade com os planos e metas traçadas pela instituição.

Qual relação entre elas?

Embora os dois tipos de gestão sejam distintos, eles devem ser trabalhados em conjunto para que o sucesso escolar seja atingido. Se, por um lado, uma instituição não conseguirá bons resultados pedagógicos se não tiver a gestão escolar bem definida, por outro, dificilmente a instituição alcançará os objetivos sem uma estratégia pedagógica eficiente para o público-alvo.

Ou seja, toda escola precisa dar grande atenção aos dois tipos de gestão, já que são codependentes. Além disso, os profissionais devem trabalhar em conjunto, de acordo com as metas definidas pela instituição, para conseguirem resultados satisfatórios.

Utilize os conceitos e técnicas da gestão pedagógica e escolar para fazer com que a escola tenha mais estratégias. Assim, será mais fácil se destacar no mercado, melhorar a reputação da empresa, gerar valor para os cursos e garantir a satisfação dos alunos.

Quer receber mais dicas sobre como prestar o melhor ensino e captar novos alunos? Então, assine agora mesmo nossa newsletter.

 

Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram