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Marketing

Como trabalhar o marketing boca a boca da minha escola?

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Lembra da última vez que você falou de uma marca, produto ou serviço com entusiasmo? É incrível como gostamos de compartilhar acontecimentos bons, não é? O marketing boca a boca ocorre quando a informação é transmitida espontaneamente de uma pessoa para outra.

Não se trata de discurso de vendas memorizado, mas algo natural, como se fosse uma conversa real. No entanto, essa ação pode ser incentivada com algumas práticas. Quer saber quais?

Neste artigo, listamos as principais dicas para causar impactos que vão se transformar em pontos positivos para o seu negócio.

Conheça o perfil do público

Imagine a seguinte situação: um amigo convida você para participar da festa de aniversário da sogra dele. No fim do expediente, você sai para comprar um presente, mas fica aflito, sem saber o que escolher. Afinal, não conhece as preferências da pessoa.

Essa história ilustra bem a primeira necessidade de qualquer campanha de marketing, independentemente do nível de complexidade: conhecer o público-alvo. É a etapa mais importante para atingir o objetivo.

Por isso, registre todas as informações que puder sobre pais, famílias, filhos e os membros da comunidade. Crie um perfil usando não apenas informações demográficas, mas dados pessoais, problemas, expectativas etc.

Invista na satisfação de pais e alunos

Agora que você conhece a necessidade das pessoas que podem se interessar pelo seu serviço, fica mais fácil encontrar motivos para agradar. Então, com base nessas informações, invista em melhorias. Pode começar com atitudes simples, como:

  • oferecer novos canais de atendimento (aplicativo, chatbot ou outros);
  • automatizar os processos internos;
  • reduzir o tempo de espera;
  • criar meios de diminuir a burocracia etc.

Mantenha a comunidade escolar engajada

Os eventos da escola são excelentes oportunidades de conquistar o público. É bom organizar um calendário das festividades tradicionais com antecedência. Também é importante deixar algumas datas em aberto para outros acontecimentos que poderão surgir da iniciativa dos alunos, como doação de alimentos, ajuda a abrigos de animais etc.

Para engajar os pais e a comunidade, divulgue os eventos públicos com panfletos impressos, publicação no blog da escola, posts nas redes sociais e, se for necessário, um comunicado direcionado. Um grupo de estudantes pode visitar o entorno e fazer o convite pessoalmente. Registre os principais momentos com fotos e vídeos.

Produza conteúdo para facilitar o marketing boca a boca

Quer fazer a sua escola ser lembrada? Compartilhe a transformação do aluno e as histórias de sucesso. Não se esqueça de pedir a autorização de quem estiver na fotografia ou vídeo, ok?

Cada conteúdo que você publica gera comentários, curtidas e compartilhamentos. Assim, é possível aumentar a visibilidade da instituição, ganhar mais seguidores e, ao mesmo tempo, facilitar o boca a boca.

Use imagens de boa qualidade, revise bem os textos e mostre a identidade visual da marca, principalmente logotipo, fontes e paleta de cores personalizadas. Isso vai ser útil para criar o reconhecimento.

Como você viu, o marketing boca a boca acontece naturalmente, mas é possível dar um empurrãozinho para facilitar as coisas. Portanto, conheça o perfil do público, invista em melhorias na escola, mesmo que sejam pequenas e simples. Em seguida, trabalhe para engajar pais e alunos e faça o melhor uso da internet para brilhar.

Se gostou do artigo, aproveite para ler também: O que é inbound marketing? Como aplicar e por que é tão importante para a sua escola?

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