Não é de hoje que a tecnologia está transformando a gestão empresarial e ditando a forma como as corporações são administradas. Com a revolução digital vivenciada nos últimos anos, muitos gestores estão se voltando para a análise de dados corporativos para subsidiar a tomada de decisões.
Mais do que uma tendência, a gestão data driven é uma necessidade para que empresas de todos os setores se mantenham atuais e competitivas no mercado. Isso atinge a todas as áreas e, obviamente, a educação não fica de fora.
O fato é que o uso das plataformas digitais traz muitos benefícios à gestão escolar e o advento das novas tecnologias como a Inteligência Artificial, Inteligência de Dados e Big Data, por exemplo, proporciona um diagnóstico mais completo de uma empresa ou de um setor específico. Essas tecnologias permitem a extração de uma infinidade de informações dos bancos de dados que podem e devem ser usadas para uma gestão mais assertiva, a fim de alcançar as metas estabelecidas pela empresa.
Neste contexto, um conceito bastante atual vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. É o Business Intelligence (BI) que, na prática, é um processo de sistematização que coleta, organiza, analisa, compartilha e monitora as informações que são relevantes para o negócio.
Etapas do BI
Como dissemos, o Business Intelligence é uma abordagem diferenciada de gestão de negócios e facilita a organização e interpretação de um grande volume de dados, transformando-os em informações valiosas para a gestão educacional.
Com esses dados, é possível por exemplo identificar as oportunidades e as tendências no mercado, para ampliar a competitividade da sua escola. Todo este processo é feito seguindo algumas etapas:
1 – Coleta de Dados
Nesta etapa, as informações geradas pelas pessoas ou pelos processos internos da empresa são separadas e coletadas. A coleta pode ser feita a partir de fontes variadas como por exemplo um formulário, uma plataforma específica, sites e outras bases de dados que possam agregar informações para o planejamento estratégico da sua escola.
2 – Organização de Dados
Após a mineração, é preciso organizar os dados de modo que possam ser visualizados e interpretados de forma mais simples e direta. Isso pode ocorrer, por exemplo, por meio de tabelas, gráficos ou dashboards.
3 – Análise de Dados
A representação visual dos dados permite uma visão mais global das informações que são relevantes para a gestão escolar. Com os dados em destaque, fica mais fácil para a equipe ter insights que podem orientar a tomada de decisão, baseada em dados.
4 – Monitoramento e Controle
A partir de plataformas específicas de controle de dados, o gestor consegue monitorar em tempo real a oferta de informações e identificar dados contraditórios ou possíveis erros operacionais. Além disso, ao monitorar o mercado a sua escola sai na frente, alinhada às principais tendências educacionais e atendendo as demandas da sociedade.
Importante destacar que mesmo com toda a tecnologia disponível, o conceito de Business Intelligence na prática depende do olhar diferenciado dos profissionais, na análise e interpretação dos dados.