Traçar boas estratégias para conquistar matrículas em sua escola também exige esforços de marketing. Para isso, pode ser muito positivo aproveitar um recurso bastante eficaz dessa área.
O funil de vendas é um mecanismo bastante útil para deixar claras quais iniciativas devem ser realizadas em cada estágio de aproximação do público-alvo da sua escola. Afinal, quem está muito próximo de fazer uma matrícula não deve receber a mesma abordagem de alguém que acabou de descobrir a sua presença no mercado.
Apesar de ser muito usado para a venda de produtos e serviços, o funil de vendas também tem a sua utilidade no contexto do marketing escolar. Com ele, será possível estruturar as suas ações concentrando-se em cada um dos estágios de consideração do seu público-alvo, seja lá qual ele for.
Quer saber mais? Conheça a seguir quais são as etapas do funil de vendas escolar:
Topo de funil
Para atrair a persona da sua escola, o primeiro estágio do funil de vendas requer um entendimento sobre as necessidades dessa pessoa e o que a leva a procurar a sua instituição de ensino. Como se trata do primeiro contato desse público com a sua instituição e ele ainda não tem certeza sobre o que está procurando, ainda não é o momento de promover sua escola diretamente.
Os estágios seguintes do funil de vendas escolar serão responsáveis pela filtragem desse público, então a ideia é trabalhar com um grande volume de pessoas entrando nessa ponta. A partir daí, será possível contar com uma amostra bastante eficaz para segmentar depois.
Ofertas mais eficazes: blogposts, posts em redes sociais, anúncios segmentados.
Meio de funil
O estágio intermediário do funil de vendas escolar corresponde ao momento em que a sua persona entende que tem necessidades mais específicas do que imaginava. Ela já entendeu que não é uma escola qualquer que atenderá às suas expectativas e essa é a sua chance de impactá-la positivamente.
A estratégia mais importante de meio de funil para uma escola consiste em oferecer ferramentas mais práticas para a persona se educar mais a respeito do assunto e enxergar a sua escola como uma referência no segmento dela. Para isso, é preciso levar em conta o que você aprendeu sobre o perfil desse público e oferecer o que ele está procurando.
Ofertas mais eficazes: e-books, infográficos, webinars, blogposts mais aprofundados.
Fundo de funil
No estágio final do funil de vendas escolar, a sua persona já tem consciência do valor de uma oferta como a da sua instituição de ensino. O passo decisivo será o de oferecer os seus serviços de forma contextualizada e relevante para essa pessoa, levando em conta tudo o que ela consumiu de conteúdo até o momento.
Não basta apenas criar peças tradicionalmente promocionais, com preços e vantagens. É preciso destacar o que é valioso a respeito da sua escola e a torna uma escolha diferenciada em seu mercado. Esses benefícios também precisam se encaixar no que foi apontado para a persona como características desejáveis para a busca pela escola ideal.
Ofertas mais eficazes: e-books, descontos, visitas guiadas, vídeos.
Considerando as vantagens de trabalhar com as etapas do funil de vendas escolar, fica nítido o quanto esse formato se adapta perfeitamente às particularidades do marketing de uma instituição de ensino. Leve em conta essa estrutura ao planejar as suas ações e comece a aproveitar os benefícios.
Continue aprendendo mais sobre como potencializar a estratégia da sua escola. Confira 4 ações que vão ajudar a motivar seus alunos na volta às aulas.