Soluções para melhorar a gestão da sua escola, clique e conheça.

Análise de ComportamentoGestão

Fique por dentro das etapas do processo de tomada de decisão escolar

professores motivados

Quer fazer o seu processo de tomada de decisão mais eficiente? Então, você fez uma boa escolha. Com a maior competitividade, é necessário ter uma gestão mais profissional e baseada em resultados.

Em vez de apenas decidir de acordo com as próprias convicções e achismos, é possível fazer um protocolo para que as decisões mais técnicas sejam efetuadas. Para isso, você verá, neste post, a necessidade de tornar o processo mais eficiente, bem como as medidas essenciais para atingir o objetivo.

Confira agora o que fazer para gerenciar melhor a escola.

Como fazer da tomada de decisões um processo mais eficiente?

Foi-se o tempo em que as decisões empresariais eram tomadas de maneira intempestiva, de acordo com as emoções dos gestores ou pela urgência. Agora, as escolas precisam de processos mais claros e eficazes para a tomar as escolhas que vão impactar a instituição.

Além de melhorar os resultados, a determinação de protocolos eficazes impacta o ambiente profissional. Quando as decisões são tomadas considerando apenas a vontade dos gestores, a tendência é que a equipe fique menos motivada, por não entender ou concordar com as medidas impostas.

Por outro lado, ao considerar dados e as opções disponíveis, todo o corpo de profissionais conseguirá ver a importância das medidas e por que deve colaborar com a adoção delas.

Quais são os principais processos?

Para conseguir maior sucesso, é importante adotar alguns processos. Veja agora os principais.

Identificação do problema

Antes mesmo de pensar em tomar decisões, um problema deve ser devidamente identificado e isolado. Você deve saber exatamente o que precisa combater e determinar qual é a extensão da situação, a data de início e qual o prazo final para que uma solução seja executada.

Reunião de dados

Depois disso, é essencial considerar os dados. São eles que mostrarão com exatidão o que levou à existência dos problemas e fornecer insights interessantes sobre alternativas para resolução.

Lembre-se de que são essas informações que conseguem convencer toda equipe de que o problema existe e que há opções para a solução dele.

Reconhecimento das alternativas

Como você viu, os dados são ferramentas importantes para reconhecer os problemas e para apontar soluções. Após recolhê-las, tente entender quais são os riscos envolvidos na adoção de cada uma delas, bem como as dificuldades de adaptação da empresa e os custos necessários.

Seleção da alternativa mais adequada

Com todas as informações, ficará mais fácil para os gestores decidirem quais são as alternativas mais adequadas ao momento da instituição. Vale lembrar que, em alguns casos, é possível fazer testes para identificar qual das opções será mais bem-sucedida.

Acompanhamento dos resultados

Por fim, os novos resultados deverão ser acompanhados para entender se o problema foi resolvido ou se alguma nova ação será necessária. Caso a efetividade tenha sido comprovada, é possível atingir o sucesso com acompanhamento e otimização de processos.

O processo de tomada de decisão deve ser realizado de maneira técnica e prática, utilizando a maior quantidade de dados relevantes. Com isso, a escola terá protocolos mais claros, fazendo com que todos os colaboradores entendam a importância das medidas adotadas.

Para tanto, use ferramentas tecnológicas. Além de permitirem a administração de todos os fluxos escolares, coletam as informações essenciais para o processo de tomada de decisão. Com isso, você verá mais agilidade e otimização nos resultados.

Você gostou deste texto? Então, compartilhe-o agora mesmo nas suas redes sociais. Contamos com você!

 

Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram