Soluções para melhorar a gestão da sua escola, clique e conheça.

Gestão Pedagógica

Volta às aulas: 4 ações que vão ajudar a motivar seus alunos

familia e escola

Passado o período de férias, a volta às aulas nem sempre é motivadora para os alunos. Retornar ao ritmo de lições, provas e notas dificilmente será algo preferível a descansar e aproveitar o dia na praia. Por isso, é fundamental motivar seus alunos para o aprendizado.

É aquela força que faz com que queiramos aprender mais e melhor, absorver o conteúdo em sua totalidade e saber como utilizá-lo na prática. Parte da responsabilidade da sua escola é transmitir essa possibilidade aos alunos.

Felizmente, a instituição pode desenvolver algumas ações focadas em motivar esses alunos na volta às aulas. O primeiro dia de retorno é decisivo para adotar essas ideias e contribuir para o ânimo dos alunos.

Veja, abaixo, 4 ações que vão ajudar a motivar seus alunos na volta às aulas.

1. Crie uma dinâmica de boas-vindas

Muito da motivação para a volta às aulas pode vir de um evento especial organizado no retorno dos alunos. Esse é o momento decisivo para que a postura deles em relação ao dia mude completamente.

No entanto, é preciso planejar muito bem o que será esse evento. Uma dinâmica de boas-vindas pode ser um café da manhã com todos, gincanas especiais, palestras motivacionais ou o que fizer mais sentido para o seu segmento.

2. Apresente o calendário escolar do ano

Os seus alunos podem ficar mais motivados a enfrentar o novo ano letivo se tiverem uma prévia do que ele será. Se você já fechou a principal programação do período, vale a pena divulgá-la para os alunos.

Por exemplo, você pode anunciar que em determinado mês haverá uma competição esportiva ou, em outro, um festival de talentos. Eventos especiais como esses são grandes motivadores e podem ser usados para criar antecipação.

3. Dê o destaque aos professores

São os professores que passam boa parte do tempo com os alunos durante o período letivo que está iniciando. Então, faz todo o sentido dar destaque a eles nesse momento. Isso pode acabar sendo um fator motivador para os alunos interessados em saber quem serão seus professores.

Essa parte da programação pode envolver cada professor se apresentando e falando sobre as suas expectativas para o período. Também é possível unir essa ideia à primeira dica e realizar uma dinâmica com todos envolvidos.

4. Proponha desafios

O ânimo é algo que vem da vontade de realizar alguma coisa. Uma vez que essa sensação se instala, é mais difícil que vá embora. Tendo isso em mente, você pode experimentar a proposta de desafios aos seus alunos para o primeiro dia de volta às aulas.

Podem ser coisas simples e rápidas, como elaborar soluções para problemas, ou até enigmas. Incentive o fator colaborativo desse trabalho, que é algo bastante desejável durante o curso normal das aulas.

Essas são apenas algumas maneiras de incentivar a motivação dos seus alunos na volta às aulas. Além de tudo isso, é importante que você conte com um planejamento pedagógico capaz de agregar valor a eles, o que acaba servindo como um motivador por si só. Assim, você poderá destravar todo o potencial desses alunos em sua escola.

Fique por dentro de mais dicas capazes de ajudar a sua escola a se desenvolver. Basta curtir a nossa página no Facebook!

 

Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram