Queridinho de muitos clientes, além de ser uma das principais formas de pagamento, os boletos bancários sem registro estão com os dias contados. A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) estabeleceu o fim dessa prática, que passará para uma nova plataforma de cobrança até o início de 2018.
Devido ao alto índice de fraudes e a falta de atualização do sistema financeiro na emissão de boletos (utilizamos boletos com código de barras desde 1990), a mudança se fez necessária. Fique atento para adaptar sua escola a essa transição.
Diferença de boletos bancários com e sem registro
Boleto sem registro
Esses do tipo simples são os mais utilizados, pois como não são acompanhados por nenhum banco, possuem menos taxas ao longo de todo o processo de pagamento, além de permitirem a emissão de novos títulos sem burocracia alguma. É possível emitir um boleto sem registro como cedente, sem especificar qual banco irá fazer o pagamento, bem como não há a necessidade de informar valor e data de vencimento, além de nenhum dado de quem irá efetuar o pagamento.
Boleto com registro
Esse modelo de boleto apresenta as informações de quem fará o pagamento, como CNPJ ou CPF, bem como valor especificado e data de vencimento. Todas as informações são repassadas ao banco, que é o responsável por lançar os dados no sistema, principalmente se o boleto foi pago e quando isso aconteceu. Outra vantagem é a de que esse documento também pode servir como título de protesto, caso haja inadimplência. A desvantagem é que haverá mais taxas para as escolas, como o registro do boleto, a liquidação, permanência, protesto, alterações que ocorrerem e cancelamento.
Ou seja, enquanto um oferece menos taxas e facilidades, o outro se apresenta como uma segurança para a sua escola e clientes.
Leia mais:
- Como utilizar o sistema de emissão de notas do F10 no gerenciamento da sua escola
- Inadimplência e evasão escolar, como evitar
O que mudará
– Segundo cronograma da Febrabran, a partir do início de 2018 boletos de todos os valores terão de ser registrados.
– Boletos vencidos não precisarão mais ser pagos somente nos bancos em que foram emitidos. O pagador poderá ir até qualquer agência bancária para quitá-lo.
– Boletos sem CPF ou CNPJ do pagador não serão aceitos em nenhum banco.
– O banco poderá identificar através do sistema se o boleto já foi pago, evitando um novo pagamento por engano.
– Diminuição nas fraudes, pois o banco fará a identificação do emissor e do pagador.
– Fim do envio de boletos não autorizados.
Vantagens
As escolas poderão organizar melhor os pagamentos recebidos via boleto bancário, pois será possível saber quem pagou, o que foi pago e quando. Além disso, os boletos registrados oferecem mais segurança, conciliação e relatórios de gestão facilitados. Para os clientes, é uma grande vantagem poder pagar um boleto vencido em qualquer banco.
Se a sua escola costuma fazer emissão de boletos sem registro, entre em contato com o seu banco para tirar todas as dúvidas e se adequar as novas leis.
A F10 já está adequada as novas regras de boleto registrado da FEBRABAN. Com a solução de Boletos do F10, sua escola evita a perda tempo com recadastramento de seus alunos em outro software de emissão de boleto bancário. Isso porque todos os cadastros e dados para a emissão já estão no F10, basta selecionar o aluno ou grupo de alunos e emitir os boletos, tudo fácil e rápido.
Essa emissão pode ser feita para vários bancos. Basta configurar o banco dentro do F10, homologar os boletos gerados e começar a emitir. Todo as operações de boletos são baixadas automaticamente dentro do sistema.
Com a Ferramenta de Boletos da F10 você pode:
- Fazer Baixa automática
- Emitir quantos Boletos precisar
- Economize seu tempo
- Acompanhe seus recebimento
- Evita o recadastramento de alunos
- Escolhe a forma de envio da cobrança
Tem alguma dúvida sobre o processo? Nosso time de Sucesso do Cliente está pronto para solucionar todas as suas dúvidas! Entre em contato agora mesmo. 😉