Soluções para melhorar a gestão da sua escola, clique e conheça.

Boletos BancáriosGestão Financeira

Saiba tudo sobre o fim dos boletos sem registro

boleto sem registro

Queridinho de muitos clientes, além de ser uma das principais formas de pagamento, os boletos bancários sem registro estão com os dias contados. A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) estabeleceu o fim dessa prática, que passará para uma nova plataforma de cobrança até o início de 2018.

Devido ao alto índice de fraudes e a falta de atualização do sistema financeiro na emissão de boletos (utilizamos boletos com código de barras desde 1990), a mudança se fez necessária. Fique atento para adaptar sua escola a essa transição.

Diferença de boletos bancários com e sem registro

Boleto sem registro

Esses do tipo simples são os mais utilizados, pois como não são acompanhados por nenhum banco, possuem menos taxas ao longo de todo o processo de pagamento, além de permitirem a emissão de novos títulos sem burocracia alguma. É possível emitir um boleto sem registro como cedente, sem especificar qual banco irá fazer o pagamento, bem como não há a necessidade de informar valor e data de vencimento, além de nenhum dado de quem irá efetuar o pagamento.

Boleto com registro

Esse modelo de boleto apresenta as informações de quem fará o pagamento, como CNPJ ou CPF, bem como valor especificado e data de vencimento. Todas as informações são repassadas ao banco, que é o responsável por lançar os dados no sistema, principalmente se o boleto foi pago e quando isso aconteceu. Outra vantagem é a de que esse documento também pode servir como título de protesto, caso haja inadimplência. A desvantagem é que haverá mais taxas para as escolas, como o registro do boleto, a liquidação, permanência, protesto, alterações que ocorrerem e cancelamento.

Ou seja, enquanto um oferece menos taxas e facilidades, o outro se apresenta como uma segurança para a sua escola e clientes.

Leia mais:

O que mudará

– Segundo cronograma da Febrabran, a partir do início de 2018 boletos de todos os valores terão de ser registrados.

– Boletos vencidos não precisarão mais ser pagos somente nos bancos em que foram emitidos. O pagador poderá ir até qualquer agência bancária para quitá-lo.

– Boletos sem CPF ou CNPJ do pagador não serão aceitos em nenhum banco.

– O banco poderá identificar através do sistema se o boleto já foi pago, evitando um novo pagamento por engano.

– Diminuição nas fraudes, pois o banco fará a identificação do emissor e do pagador.

– Fim do envio de boletos não autorizados.

Vantagens

As escolas poderão organizar melhor os pagamentos recebidos via boleto bancário, pois será possível saber quem pagou, o que foi pago e quando. Além disso, os boletos registrados oferecem mais segurança, conciliação e relatórios de gestão facilitados. Para os clientes, é uma grande vantagem poder pagar um boleto vencido em qualquer banco.

Se a sua escola costuma fazer emissão de boletos sem registro, entre em contato com o seu banco para tirar todas as dúvidas e se adequar as novas leis.

A F10 já está adequada as novas regras de boleto registrado da FEBRABAN. Com a solução de Boletos do F10, sua escola evita a perda tempo com recadastramento de seus alunos em outro software de emissão de boleto bancário. Isso porque todos os cadastros e dados para a emissão já estão no F10, basta selecionar o aluno ou grupo de alunos e emitir os boletos, tudo fácil e rápido.

Essa emissão pode ser feita para vários bancos. Basta configurar o banco dentro do F10, homologar os boletos gerados e começar a emitir. Todo as operações de boletos são baixadas automaticamente dentro do sistema.

Com a Ferramenta de Boletos da F10  você pode:

  • Fazer Baixa automática
  • Emitir quantos Boletos precisar
  • Economize seu tempo
  • Acompanhe seus recebimento
  • Evita o recadastramento de alunos
  • Escolhe a forma de envio da cobrança

Tem alguma dúvida sobre o processo? Nosso time de Sucesso do Cliente está pronto para solucionar todas as suas dúvidas! Entre em contato agora mesmo. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram