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Passo a passo para definir o público-alvo da sua empresa

público alvo

Ter uma empresa sem conhecer seu público-alvo é como querer falar para o mundo, mas não ser ouvido por ninguém.

Pode até parecer um certo exagero, mas quem quer se arriscar pelo universo do empreendedorismo precisa saber muito bem como definir seu público. É o primeiro passo para alcançá-los e obter sucesso dentro do seu nicho.

Continua a leitura para entender um pouco mais sobre como direcionar sua empresa e como atingir as pessoas certas, com a estratégia adequada.

Afinal, o que é um público-alvo

Um dos mais importantes dentro da construção de uma empresa ou negócio é o de se ter uma clareza em relação ao seu público-alvo, afinal, é preciso saber onde se quer chegar e a quem alcançar.

Ter esse conhecimento, além de tornar as estratégias de marketing mais efetivas, permite que a empresa possa se aprimorar a partir da observação e feedback de seu público.

Sendo assim, o público-alvo, ou target, representa um recorte de um grupo que podem ser futuros consumidores dos produtos e serviços. A empresa pode definir ainda um público-alvo para cada produto ou serviço específico.

Vários elementos são levados em consideração para definir o público-alvo como questões demográficas, socioeconômicas e comportamentais. Além disso, idade, formação, classe social, sexo, localização, geração (Y, Baby Boomers, Millennials), comportamento de consumo e outras características são avaliadas.

Para defini-lo, é preciso levar em consideração as transformações do comportamento das pessoas e a evolução em relação de compra e consumo. Além de uma boa análise de público, nesta etapa, a empresa precisa estar antenada com as novidades do mercado.

Resumindo, duas perguntas devem ser feitas: quem são essas pessoas? E porque elas precisam do meu produto/serviço? Com essas questões em mentes, veja alguns passos para definir o seu público-alvo de forma assertiva:

Identifique seu nicho

Muitas ideias boas não se concretizam, pois em algum momento o idealizador não conseguiu encaixar a ideia a um nicho. Não é uma tarefa impossível, mas exige muita pesquisa, dedicação e vontade de se jogar no projeto.

Em primeiro lugar, é necessário escolher um segmento, saber em qual área você pretende explorar sua ideia inovadora. Não querer abraçar o mundo inteiro é fundamental. Escolha uma porta em que seu negócio possa adentrar e foque.

Escolha trabalhar para um nicho que você goste ou que tenha habilidade. Esses aspectos vão influenciar positivamente no resultado final do produto ou serviço, que deve ter a qualidade que seu nicho espera. Por exemplo, se a sua vontade for de trabalhar para o nicho de tecnologia, é ideal que você tenha habilidade com a área, goste e busque aprofundar seus conhecimentos no segmento.

Por fim, para delinear o seu nicho, pense também na questão econômica de sua empresa. Se o seu produto é comercializável, análise quais os comportamentos de compra do seu grupo consumidor, como eles gastam no segmento da sua empresa, quanto gastam ou estão dispostos a gastar.

Pense em estratégias

Após identificar o seu nicho, saiba que um belo passo foi dado no caminho de definir o seu público-alvo. Nessa etapa, você já deve ter um perfil traçado com as características mais significantes do grupo em questão.

Com isto em mãos, é hora de pensar nas estratégias mais adequadas de chegar no seu público-alvo. Pense em quais ações podem ser efetivas e qual o melhor canal a ser utilizado. Por exemplo, se o seu nicho é um grupo que está ativo nas redes sociais e que adora estar conectado, é fundamental que em suas estratégias exista um enfoque nesses canais.

Uma ideia interessante é buscar exemplos de sucessos e inspirações. Analise seus concorrentes e tente elaborar ações que vão chegar, de fato, até o seu cliente. Se for possível (e deve ser) busque especializações, cursos, vá a palestras e enriqueça sua bagagem dentro do seu segmento.

Converse com o seu público-alvo

Dentro da definição do público-alvo e da criação das estratégias, é importante que a empresa tenha uma boa comunicação com seu cliente, não só uma comunicação reativa, mas ativa.

Isso significa que além de falar para eles, a empresa precisa ouvir o que eles acham sobre sua marca. As formas para que isso seja feito são variadas, e, com as redes sociais, as ferramentas são mais amplas.

Esse feedback é fundamental para a evolução da empresa e dos produtos. Portanto, essa conversa deve ser construída da forma mais adequada ao tipo de pessoas que se deseja atingir. Um dos pontos a ser estudado é a linguagem que será utilizada, qual o canal (Redes sociais, SAC, e-mail, etc.) mais efetivo e saber como usar esse retorno do público para melhorar ainda mais.

Dentro do que se entende como uma conversa com o público-alvo, também podemos dizer que as coisas não ditas podem ter um significado para a marca, como, por exemplo, a análise de compra ou consumo, observando quais os produtos ou serviços mais procurados e os que menos se destacam.

Elabore um plano de marketing personalizado

Por fim, o plano de marketing personalizado. Seguindo os passos anteriores, agora é o momento de dar um passo à frente. Um bom plano de marketing entende as necessidades dos clientes e oferece algo a mais.

Pense nos preços, na variedade de produtos, nas campanhas e nas estratégias tendo em mente o perfil que seu público-alvo possui. Pois, mais importante do que atraí-los, é conquistar a fidelidade para com a sua marca.

Esses são os passos mais importantes para definir o seu público-alvo e são fundamentais para sua empresa crescer cada vez mais. Se ficou interessado e quer receber mais dicas de como ter sucesso nessa etapa, siga nossa fanpage.

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