Soluções para melhorar a gestão da sua escola, clique e conheça.

Inovação

5 ferramentas tecnológicas que estimulam o interesse na sala de aula

ferramentas tecnológicas

Quantas ferramentas tecnológicas fazem parte do dia a dia da sua escola? Pode estar na hora de olhar para as tendências e se atualizar.

Não se trata de uma moda passageira. A escola precisa evoluir para não só atender às expectativas dos alunos modernos como também prepará-los para um mundo exigente que existe além das paredes dela.

Mais do que simplesmente prender a atenção dos alunos, o uso de boas ferramentas tecnológicas em sala de aula possibilita ampliar as oportunidades de aprendizado e contribuir positivamente para a formação deles.

Quer saber como fazer isso? Então conheça a seguir 5 ferramentas tecnológicas que estimulam o interesse na sala de aula:

1. Periféricos tecnológicos

A sala de aula tradicional pode ser efetivamente transformada com o uso de determinados aparelhos tecnológicos. Por exemplo, uma lousa digital possibilita trazer elementos multimídia para os alunos com facilidade, sem se limitar apenas à caneta ou ao giz.

Outra possibilidade é o uso de mesas digitais, em que os próprios alunos podem escrever com o toque e acessar informações pertinentes à aula. Há escolas que têm bons resultados ao trabalhar com tablets, também.

2. Portal Domínio Público

A internet é um acervo quase infinito de recursos e conhecimento que podem ser utilizados em sala de aula para aprimorar a aprendizagem. Um ótimo exemplo disso é o portal Domínio Público, que reúne quase 200 mil peças, indo desde textos, imagens, arquivos de áudio e vídeos.

Diversas disciplinas escolares podem ser beneficiadas a partir de todo esse conteúdo, podendo colocar os alunos em contato com obras literárias, composições famosas ou até artigos especializados sobre diversos temas.

3. Aplicativos de estudo

Como os jovens passam tanto tempo usando o celular, por que não direcionar parte disso ao aprendizado? Especialmente aqueles em períodos de pré-vestibular podem se beneficiar muito do uso de aplicativos voltados a estudos.

Alguns deles reúnem simulados, provas de vestibulares famosos, propostas de redação e ferramentas de construção de questionários personalizados. Experimente exemplos como o AppProva e o CDF, do Futura.

4. Jogos eletrônicos

Os games deixaram de ser apenas recursos de lazer para se tornarem também ferramentas poderosas de educação. Experimente trazer algumas dessas possibilidades para dentro da sala de aula para renovar o interesse dos alunos nas atividades.

Um exemplo disso é o Minecraft Education Edition, uma versão do popular jogo dos blocos totalmente voltado para o ambiente da sala de aula. Com ele, os alunos podem exercitar a criatividade, aprender programação e reforçar a colaboração.

5. Paper.li

Os antigos trabalhos escolares tinham recursos bastante limitados de produção e pesquisa. Com os recursos tecnológicos certos, porém, isso não precisa ser mais realidade. Uma ótima forma de fazer isso é introduzindo o uso do Paper.li em sala de aula.

Essa plataforma possibilita agregar todo tipo de conteúdo da internet em uma maneira fácil e rápida de acessar. Os alunos podem criar projetos, informativos, newsletters de e-mail e compartilhar todo esse conteúdo entre si.

Como já ficou nítido, a tecnologia é uma grande aliada da Educação. A sua escola pode se beneficiar muito a partir do uso de uma ferramenta de gestão escolar como a F10. Ela permite controlar uma série de aspectos do seu dia a dia, trazendo benefícios tanto para gestores quanto para alunos e professores.

Saiba mais sobre a F10 e entenda todos os benefícios que o software pode trazer para a sua escola. Basta acessar o site!

Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram