Soluções para melhorar a gestão da sua escola, clique e conheça.

Inovação

Educação 4.0: o que é esperado da educação do futuro?

educação do futuro

A tecnologia tem trazido diversas mudanças para o cotidiano. As passagens de ônibus podem ser pagas com cartão, os depósitos bancários podem ser compensados em tempo real, além dos sites, que entendem com precisão quais são os desejos e as necessidades dos consumidores.

Na área de ensino, não seria diferente. As escolas precisam se adaptar para conseguir agregar valor aos cursos ministrados e fazer com que os alunos estejam mais preparados para a vida profissional atual. Essa mudança é chamada de Educação 4.0.

Neste texto, você entenderá melhor como isso funciona e o que deve ser feito para que sua instituição aproveite o momento.

O que é educação 4.0?

A educação 4.0 é aquela que tem condições de responder positivamente às necessidades impostas pela “Indústria 4.0”, também conhecida como quarta revolução industrial. Nesse momento, a linguagem computacional, a Internet das Coisas, os robôs e a Inteligência Artificial já são utilizados para fazer com que os processos sejam mais dinâmicos nos mais variados segmentos da indústria.

A forma com que o trabalho e a educação funcionam hoje é diferente do que acontecia no passado. Alguns pontos que demonstram isso são:

  • a facilidade de acessar conhecimento e de se conectar globalmente;
  • as máquinas que estão mais inteligentes, os processos mais automatizados e os sistemas robotizados;
  • a quantidade de mídias existentes para auxiliar no ensino e na troca de informações entre empresas e consumidor;
  • a utilização dos diversos dados disponíveis para entender tendências e prever o comportamento dos alunos e consumidores;
  • a velocidade com que é necessário se atualizar para continuar inovando no mercado;
  • a exigência de se manter atualizado tanto em conhecimento quanto na aquisição de novas habilidades.

Todos esses pontos são fundamentais na relação de ensino. Como as empresas exigem uma postura diferente, também é necessário mudar a forma com que se ensina e aprende.

A educação 4.0 é baseada no conceito Learning by doing, que significa aprender fazendo. Ou seja, os alunos vão aprender várias ferramentas e habilidades de maneiras distintas, utilizando testes, experiências e projetos, colocando a mão na massa.

Quais as exigências?

O novo profissional precisa de algumas habilidades que não eram tão importantes no passado. Por isso, as escolas devem focar alguns pontos. Veja, agora, os principais!

Ênfase em habilidades digitais

Mais do que aprender a utilizar o Windows ou o pacote Office, é importante que os alunos aprendam a dominar a ideia digital, estando prontos para aprender rapidamente como interagir nesse novo meio. Ou seja, não basta utilizar ferramentas específicas: deve-se ter facilidade em aprender o uso de novos programas e tendências digitais.

Participação em projetos interdisciplinares

Além do uso digital, o profissional procurado pelo mercado sabe interagir com as várias áreas do conhecimento. Dessa forma, o aluno que é bom em determinada matéria, mas que não consegue interagi-la com as demais, está em defasagem.

Dessa forma, as escolas devem criar projetos para que todo o conhecimento adquirido possa ser utilizado na prática para desenvolver problemas específicos da área de atuação. Tudo isso aumenta a motivação dos alunos.

Como preparar a escola para a educação do futuro?

Para fazer com que sua escola esteja preparada para o novo momento do mercado, é importante apostar nos materiais e nas tecnologias utilizadas. Confira, em detalhes!

Criar materiais e ambientes interativos

Os processos de ensino devem ser remodelados para criar as habilidades necessárias para o mercado de trabalho. Quanto mais os ambientes de ensino estimularem a aquisição contínua de conhecimento, maiores serão as chances de que os alunos compreendam a importância disso. Em ambientes interativos, cada lição passa a ser mais aplicada e importante para o percurso acadêmico e profissional. Isso é útil, até mesmo, para evitar a evasão.

Investir no uso da tecnologia

Independentemente do ramo de atuação do futuro profissional, lidar com a tecnologia é importante. Por isso, contar com o que há de mais novo no mercado é fundamental para que os alunos lidem com as novas formas de trabalho e usem os avanços para agregar ainda mais valor ao conhecimento adquirido.

Agora que você sabe o que é a Educação 4.0 e quais são as atuais necessidades dos alunos, faça um bom planejamento para conseguir trazer para a sala de aula todas as experiências e conhecimentos que serão exigidos dos alunos.

Quer receber mais dicas em primeira mão em sua caixa de entrada? Entre em contato!

 

Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram