Soluções para melhorar a gestão da sua escola, clique e conheça.

evasão escolar

Os últimos tempos têm sido preocupantes para as escolas, pois a crise econômica trouxe um aumento considerável de inadimplência e evasão dos alunos. O desemprego é um dos grandes responsáveis, pois compromete a renda das famílias que acabam descumprindo com o pagamento das mensalidades. Encontrar uma saída em meio a esse turbilhão de fatores que influenciam na falta de pagamento e desistência do curso por parte dos alunos, é um desafio.

Jogo de cintura

Difícil, porém necessário, principalmente por conta do gestor que lidera toda a escola. Motivar os professores e demais funcionários a continuarem prestando um serviço de qualidade, bem como estar a par do que acontece no departamento financeiro e da saúde do caixa. Parece bobeira, mas passar a impressão de que “está tudo sob controle”, pode fazer com que os alunos não sintam esse momento de crise que a escola está passando.

Pensar em ações para driblar esses fatores têm desafiado as gestões das instituições, mas há uma saída, basta colocar a cabeça para pensar e conferir as nossas dicas.

Ações simples

Desconto

O bom e velho desconto funciona para motivar o pagamento em dia das mensalidades. Ofereça planos do tipo:

  • Abatimento na rematrícula para quem pagar em dia todas as mensalidades do ano vigente.
  • Diminuição no valor da rematrícula para quem negociar e quitar as dívidas do ano vigente.

Cobrança personalizada

Essa pode ser uma ação que levará sua escola a diminuição da inadimplência. O gestor deve analisar juntamente ao departamento financeiro da instituição o que é possível oferecer aos inadimplentes para que as dívidas sejam quitadas. Feito isso é hora de chamar essas pessoas individualmente para uma conversa pessoalmente na escola, discutir a dívida, ouvir os motivos particulares que geraram o atraso do pagamento e negociar o valor. A regra é não deixar a inadimplência se transformar em evasão!

É uma via de mão dupla: a escola buscará entender as razões que levaram a inadimplência e negociará, bem como a família do aluno ou ele próprio poderá quitar a dívida de uma maneira que caiba no seu bolso.

Leia mais:

Sistema de gestão

Ter um bom sistema de gestão como aliado pode ser um diferencial para a sua escola. É uma maneira de organizar as cobranças, o caixa da instituição, as contas fixas e variáveis, bem como o salário dos funcionários. Estar atento a tudo que ocorre nos bastidores de uma instituição é ter o controle da situação nas mãos. Sistemas de gestão escolar como o F10 permitem que tudo seja feito de maneira automática, simples e dinâmica. Não é uma despesa, mas sim um investimento!

Escolha de aulas personalizadas

Um dos grandes motivos que levam os alunos a evasão em escolas de cursos livres, é o descontentamento com as aulas, simplesmente. Reavalie seu projeto pedagógico. Talvez o aluno pense que seria de um jeito e acabou descobrindo que não era aquilo que ele buscava. Outro motivo é uma grade fixa que obriga o aluno a comparecer em aulas que não sejam do seu interesse.

Então a dica é a seguinte: separe as matérias fundamentais para a formação daquele curso das que podem ser classificadas como optativas. Dessa forma o aluno personaliza seu horário comparecendo somente nas aulas que lhe são necessárias e interessantes. É muito importante deixar claro o conteúdo de cada aula, para que ninguém seja pego de surpresa ou cobre por algo que ficou explicado previamente.

Proximidade com o aluno

Instituições que investem em marketing digital, saem na frente. Manter uma página atualizada no Facebook, que responda com rapidez as dúvidas recebidas inbox e que poste informações relevantes para os alunos, podem driblar a evasão escolar. Use as redes sociais para promover seus cursos, oficinas, eventos voltados para a comunidade, etc. Além de falar diretamente com quem já é aluno, a página atingirá um público maior, que possa vir a se interessar pelos cursos da escola.

Outra ferramenta que tem conquistado cada vez mais empresas, é o WhatsApp. Por estar no celular das pessoas, é um canal direto e instantâneo para se comunicar com os alunos, bem como o envio de SMS para recados importantes.

O que os alunos querem?

Você sabe se os alunos da sua escola estão satisfeitos com a instituição e tudo que ela oferece? Conhecimento é a arma que você precisa para lutar contra a evasão escolar. Tenha um canal aberto de diálogo para receber essas reclamações e sugestões, pois quando o aluno se sente à vontade para fazer uma reclamação, é sinal de que ele deseja o melhor para a instituição. Assim fica fácil saber qual caminho seguir, seja para uma melhoria ou ajuste.

Dê voz ao corpo docente e demais funcionários também, afinal, eles é que têm a convivência direta e diária com os alunos. Certamente os gestores se surpreenderão com o que todos têm a falar, pois muitas vezes por estar em um cargo que olha a instituição como um todo, não se percebe pequenas falhas que somente quem é aluno ou funcionário vê.

Tenha humildade

Reconhecer um momento de pausa é algo valioso. Pare para analisar todos os seus concorrentes. Quais são os diferenciais deles? No que eles têm investido? E as escolas de cursos livres de outras cidades e países, o que há de diferente nos cursos oferecidos por eles? Ter a humildade de perceber que sua instituição ficou para trás perante as outras e a partir daí traçar um plano de ação voltado para melhorias, pode ser uma saída para combater a evasão. Os alunos comparam instituições o tempo inteiro, descubra se o seu concorrente não tem uma proposta melhor que a sua e, caso tenha, essa é a hora de voltar os olhos para dentro da instituição e começar a fazer mudanças. Insistir no que não está trazendo melhorias é besteira, ainda mais em tempos de crise.

A crise não irá durar para sempre, mas enquanto ela nos assombra, há muito trabalho a ser feito para sobreviver a esse período turbulento.

Gostou desse post? Compartilhe em sua rede social com seus amigos 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram