Soluções para melhorar a gestão da sua escola, clique e conheça.

Captação de alunos

Como fazer uma escola mais inclusiva? Veja 5 maneiras!

ensino híbrido

Você tem dúvidas sobre como fazer uma escola mais inclusiva? Saiba que isso é diferencial importante para conseguir mais alunos e fidelizar os atuais. O Brasil tem mais de 45 milhões de indivíduos com algum tipo de deficiência. Ou seja, pelo menos 23% da população tem alguma necessidade especial.

Caso a sua escola preste atenção às necessidades desse público, ela terá mais chances de conseguir capturá-lo. Além disso, com um ensino baseado nos respeitos à diferença, é mais fácil convencer os amigos e familiares a também se matricularem.

Você verá neste texto como a liderança da escola é fundamental nesse processo e o que pode ser realizado para deixar a instituição mais inclusiva.

Boa leitura!

Qual o papel da liderança da escola?

Nem sempre as escolas pensam em fazer o ambiente escolar mais inclusivo para toda comunidade. Com isso, a instituição perde boas oportunidades para atrair, captar e manter os estudantes. Entretanto, isso não é função apenas dos diretores. Os professores e demais colaboradores devem auxiliar para fazer o dia a dia de todos os estudantes mais fácil.

Para que isso ocorra, a liderança escolar precisa inspirar e dar exemplos do que deve ser feito para que todas as necessidades dos estudantes sejam atendidas, fazendo com que eles tenham mais sucesso no estudo.

Como fazer da escola mais inclusiva?

Confira agora quais são as principais etapas para deixar a escola mais inclusiva.

1. Adaptar a infraestrutura

Para fazer uma verdadeira inclusão, a infraestrutura do local deve ser adaptada. Caso a instituição tenha mais de um andar, vale a pena separar salas no térreo para turmas em que houver pessoas com dificuldades de mobilidade. Os banheiros também devem ser adaptados para que os cadeirantes consigam utilizá-los com maior facilidade.

2. Preparar os banheiros

É comum que se pense nos cadeirantes na hora de fazer a adaptação dos banheiros da escola. Entretanto, ela também vale para quem utiliza próteses, aparelhos ortopédicos e todos que precisam de algum tipo de apoio, como é o caso de crianças e idosos. Para tanto, os banheiros devem ser acessados facilmente, não necessitando de grandes locomoções. Além disso, devem estar bem sinalizados.

3. Investir em equipamentos inclusivos para a sala de aula

A utilização da tecnologia em sala de aula pode fazer com que o ensino seja mais personalizado para as necessidades dos alunos. Assim, os alunos conseguirão ter maiores experiências com os sentidos. Quanto mais atividades variadas existentes, maiores serão as chances de que todos sejam incluídos e respondam positivamente.

Dessa maneira, os gestores devem investir na aquisição e utilização desses recursos para que as deficiências sejam respeitadas, aumentando as possibilidades de que os estudantes com deficiência também aprendam o conteúdo, no ritmo deles. Com isso, o feedback familiar pode melhorar.

4. Envolver a comunidade nas atividades

Se você deseja que a sua escola seja realmente inclusiva, é fundamental incluir toda a comunidade nas atividades realizadas. Conjuntamente com os familiares e amigos dos alunos, torna-se mais fácil entender as necessidades dos estudantes e descobrir o que mais pode ser realizado pela instituição.

5. Treinar a equipe escolar

Ainda que a liderança escolar compre equipamentos e faça uma perfeita adaptação das instalações, o resultado esperado aparecerá somente se toda equipe escolar for treinada para agir da forma desejada. Os professores devem saber como podem incluir os alunos nas atividades de aula, bem como os demais colaboradores entender o que fazer para prestar um atendimento satisfatório, respeitando todas as individualidades e necessidades.

Para entender como fazer uma escola inclusiva, é fundamental que você observe na circular da franquia se é possível fazer adaptações na instituição. Caso seja, verifique quais são as regras que você deve seguir. Essa é a melhor forma para não ser surpreendido depois de tanto esforço.

Quer ter uma escola de cursos livres de sucesso? Então, descubra agora mesmo o que você precisa saber para transformar seu desejo em realidade.

 

Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram