Soluções para melhorar a gestão da sua escola, clique e conheça.

Gestão Pedagógica

Cinco dicas para otimizar o seu AVA

Com a sociedade cada vez mais conectada, muitas das atividades do dia a dia passaram a ser realizadas no ambiente digital e essa transformação atingiu também o setor da educação, que teve a digitalização ainda mais acelerada no período da pandemia.

Vale lembrar que somente no Ensino Superior, entre 2011 e 2021 o número de alunos matriculados em cursos de graduação na modalidade de Educação a Distância (EaD) cresceu 474% segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Ministério da Educação (MEC).

De fato, nos últimos anos presenciamos uma verdadeira revolução na área, com a possibilidade de estudar de forma remota de qualquer lugar do planeta e com o advento das novas tecnologias educacionais. 

Neste contexto, uma das ferramentas que mais auxiliam os alunos e professores no dia a dia da educação a distância é o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Por isso, neste post vamos falar mais sobre esta plataforma e de que forma você pode usá-la para melhorar a relação com a comunidade acadêmica.

O que é o AVA?

Antes de falarmos do uso potencial do AVA na rotina de alunos e professores, é necessário entender o que é exatamente o Ambiente Virtual de Aprendizagem e de que forma ele é acessado no dia a dia do processo educativo. 

Trata-se de uma plataforma digital, na qual o aluno tem acesso aos serviços educacionais contratados. É a principal interface que o aluno tem para acessar os conteúdos, assistir aulas, fazer avaliações, conversar com professores e tutores, entre tantas outras atividades. Além disso, os serviços de biblioteca, financeiros e de secretaria também costumam estar disponíveis nesses ambientes virtuais de aprendizagem.

Ou seja, o AVA funciona como a própria representação digital da instituição de ensino, como se fosse a sala de aula digital. É a porta de entrada para o ambiente educativo e o principal meio de comunicação com a comunidade acadêmica.

Por isso é fundamental que este seja um ambiente acolhedor e organizado, deixando à disposição dos alunos os principais links que ele precisa acessar diariamente, de forma funcional e eficiente.

Como tornar o AVA mais atraente

Como vimos até aqui, o Ambiente Virtual de Aprendizagem é a principal porta de entrada do aluno EaD na instituição. E pela sua relevância no processo educativo e na comunicação, separamos cinco dicas para otimizar essa ferramenta:

1 – Interface intuitiva: invista em um ambiente limpo e organizado, para que o aluno consiga encontrar facilmente todos os links que acessa com frequência, de forma clara e intuitiva. Evitar a poluição visual com muitos pop-ups ou cores vibrantes ajuda a deixar a plataforma mais clean, localizando as informações de forma mais rápida.

2 – Crie um modelo próprio de monitoramento: uma das maneiras de organizar o estudo e o processo de ensino-aprendizagem dentro de um AVA é exibindo ao aluno uma pontuação por atividades realizadas e metas cumpridas. Assim, tanto o aluno quanto o tutor conseguem monitorar as métricas, visualizando rapidamente as notas e o cumprimento dos prazos.

3 – Explore conteúdos multimídias: uma das principais vantagens do ensino EaD é a possibilidade de compartilhamento de diferentes conteúdos com os alunos, permitindo o acesso rápido a materiais audiovisuais variados e sem limite de tempo (como ocorre em uma aula presencial). Sendo assim, além do conteúdo previsto na ementa, os professores podem organizar o material de estudo no AVA com informações complementares para quem quiser se aprofundar em um determinado assunto, estimulando ainda mais a pesquisa.

4 – Mantenha o conteúdo atualizado: de nada adianta a instituição ter uma plataforma eficiente e organizada se o conteúdo não atende às expectativas dos alunos. Como as aulas geralmente são gravadas na modalidade EaD, é importante que o conteúdo seja sempre revisto e atualizado, acompanhando as mudanças na sociedade. Assim, o aluno terá uma formação mais sólida e de acordo com as demandas do mercado de trabalho. 

5 – Invista na segurança digital: assim como ocorre em todos os ambientes digitais, os cuidados com a segurança da informação devem ser uma das prioridades dos gestores escolares. Além de garantir a proteção de dados dos alunos, é importante criar mecanismos de autenticidade para se certificar de que quem está acessando as aulas e as avaliações é realmente o aluno. 

Conclusão

Como citamos acima, o Ambiente Virtual de Aprendizagem é uma das principais interfaces de comunicação entre a instituição de ensino e os alunos. Por isso, é fundamental que este seja um ambiente organizado e limpo e, acima de tudo, funcional.

Proporcionar uma experiência completa aos seus alunos em todo o processo de formação acadêmica é um dos diferenciais que podem levar a sua instituição ao crescimento e ao sucesso. Você já pensou como melhorar a navegabilidade do seu AVA? Converse com nosso time e veja quais as opções que temos para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram