Em poucos anos, especialmente após a pandemia de Covid-19, o uso de tecnologias se transformou em um facilitador no processo de aprendizagem. Foi quando a educação básica, os cursos livres e profissionalizantes, além do ensino superior, incorporaram muito do que o mundo corporativo já usava.
Um dos recursos que caíram no gosto dos alunos, mas que não perde de vista a eficácia pedagógica, é o Immersive Learning – ou aprendizagem imersiva.
Trata-se de uma abordagem que coloca o estudante no centro da experiência. Isso é feito com o uso de tecnologias capazes de criar, principalmente, ambientes virtuais realistas possibilitando um aprendizado de maneira prática.
Ou seja, é o ‘aprender praticando’, cujo resultado é um aumento na retenção da informação. É um processo no qual o aluno deixa de ser um participante passivo e assume ativamente a sua jornada de aprendizado.
Como usar?
Dentre as possibilidades de aplicação da chamada aprendizagem imersiva estão a realidade virtual, o vídeo learning e a realidade aumentada. Conheça cada um deles:
Realidade virtual – funciona com o uso de óculos de realidade virtual, que permite interatividade total com o cenário virtual. A prática permite simular diferentes situações.
Vídeo learning – funciona com o uso de vídeos 360º manuseados em dispositivos. Trata-se da visualização de um cenário e a experiência é ainda mais imersiva com o uso de fones de ouvido.
Realidade aumentada – funciona com a inserção de objetos na realidade por meio de câmeras. Ou seja, é o contrário da realidade virtual. O aluno pode aprender sobre determinadas características dos objetos por meio da tela de um computador, tablet ou celular.
Outra vantagem do Immersive Learning é a possibilidade de mensurar o aproveitamento dos alunos, uma tendência cada vez mais frequente e que permite que o professor fique focado em outras funções, muitas vezes mais estratégicas.
Com isso, o professor tem a possibilidade de se fazer mais com menos recursos e de forma mais assertiva.
Conclusão
Como podemos perceber, são várias as vantagens que as ferramentas tecnológicas apresentam para a prática pedagógica e o Immersive Learning é apenas uma delas. O uso cada vez mais comum dos recursos tecnológicos é mais do que uma simples tendência, já é uma necessidade para que a escola se mantenha moderna e atualizada em um mercado bastante competitivo.
A F10 acredita que o uso de novas tecnologias pode ser um facilitador no processo de aprendizagem e da gestão escolar. Por isso, desenvolvemos soluções que atendem tanto as instituições de ensino quanto quem busca aprimorar o processo de ensino-aprendizagem. Converse com nossos consultores e peça uma demonstração.