Soluções para melhorar a gestão da sua escola, clique e conheça.

Gestão Pedagógica

Como a tecnologia pode auxiliar na gestão pedagógica

Como a tecnologia pode auxiliar na gestão pedagógica. Não é de hoje que as inovações tecnológicas fazem parte do dia a dia da educação. Cada vez mais presente em sala de aula, a tecnologia tem se tornado uma grande aliada de professores e pedagogos, potencializando o processo de ensino-aprendizagem.

Ao longo da história, a estreita relação entre a tecnologia e o fazer pedagógico vem transformando a construção do saber, movimento que ganhou ainda mais destaque nas últimas décadas e se acentuou de forma significativa no auge da pandemia de Covid-19.

Com isso, ferramentas e plataformas que antes eram apenas uma tendência agora fazem parte da rotina pedagógica, facilitando a troca de informações entre professores e alunos e incentivando a participação dos discentes em todo o processo educativo.

Mas de que forma as ferramentas tecnológicas podem de fato auxiliar na gestão pedagógica?

Automação de processos

Antes de falarmos sobre como as novas tecnologias podem e devem ser incorporadas ao processo de ensino-aprendizagem, é importante lembrarmos os benefícios da digitalização dos processos pedagógicos.

Como sabemos, o que os professores desenvolvem em sala de aula é apenas a concretização de um trabalho maior que se inicia muito antes, ainda no planejamento da aula e, ao longo de todo o processo, os recursos tecnológicos podem ajudar muito. 

Com plataformas interativas e atualizadas, os docentes conseguem pesquisar e selecionar o conteúdo a ser trabalhado em sala de aula de maneira mais assertiva e, assim, elaborar um plano de aula que possa despertar o interesse dos alunos. Além disso, muitos processos que antes demandavam tempo, agora podem ser automatizados, como por exemplo o preenchimento da chamada ou do diário de classe, liberando os docentes para outras atividades.

Metodologias Ativas

Mas para além da aplicação na rotina dos professores em sala de aula e para a gestão das informações acadêmicas dos alunos, o uso da tecnologia traz inúmeras vantagens ao fazer pedagógico, propiciando um ensino moderno e alinhado à realidade dos alunos que, em sua maioria, estão bem familiarizados com os recursos tecnológicos.

Vale destacar que com o advento das metodologias ativas, cada vez mais os alunos assumem o papel de protagonistas do conhecimento, participando da construção e reconstrução do conhecimento. Nesta lógica, os professores atuam como orientadores e mediadores do processo de aprendizagem, facilitando a assimilação do conhecimento.

E neste processo o uso de ferramentas tecnológicas é primordial para incentivar uma maior participação dos alunos na resolução dos problemas que são apresentados a eles, estimulando o desenvolvimento de competências e habilidades, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais interessante.

Conclusão

Como vimos, o uso de recursos tecnológicos faz parte da evolução do processo educativo ao longo do tempo e tem se tornado cada vez mais comum na era digital. As ferramentas disponíveis atualmente no mercado permitem a automação de processos burocráticos, liberando os professores para outras atividades que visem tornar o processo de ensino-aprendizagem mais interessante e alinhado à realidade dos alunos.

Neste contexto, as inovações tecnológicas se apresentam como grandes aliadas para que os alunos se tornem os produtores do próprio conhecimento, participando ativamente da construção e reconstrução dos saberes, sob a orientação dos professores e pedagogos.

Siga nossas redes para conteúdos específicos para escolas de todos os segmentos!

https://www.facebook.com/F10Software

https://www.instagram.com/f10software/

https://www.threads.net/@f10software

Como a tecnologia pode auxiliar na gestão pedagógica – Por F10 Software

Gostou do artigo? Deixe um comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram