Soluções para melhorar a gestão da sua escola, clique e conheça.

Gestão Escolar

O que é gestão democrática e por que as escolas estão aderindo a ela?

gestão financeira

Você sabe o que é gestão democrática? Trata-se da participação efetiva dos diversos segmentos que compõem a comunidade escolar na organização da unidade.

Sendo assim, a gestão democrática incentiva e garante métodos coletivos de participação. Isso afeta diretamente as mais diversas etapas dos projetos e processos pedagógicos, princialmente em relação às suas questões burocráticas.

Ficou interessado? Então, siga a leitura do post e descubra o que é gestão democrática e por que as escolas estão aderindo a ela.

O que é gestão democrática?

De acordo com o Ministério da Educação, gestão democrática é “uma maneira de organizar o funcionamento da escola pública quanto aos aspectos políticos, administrativos, financeiros, tecnológicos, culturais, artísticos e pedagógicos, com a finalidade de dar transparência às suas ações e atos e possibilitar à comunidade escolar e local a aquisição de conhecimentos, saberes, ideias e sonhos, em um processo de aprender, inventar, criar, dialogar, construir, transformar e ensinar”.

Dessa forma, os princípios da gestão democrática conseguem servir de base para a discussão dos problemas que ocorrem na escola, sempre na tentativa de solucioná-los de maneira coletiva. Também visa a atender aos interesses e necessidades de todos os envolvidos.

Prevista na legislação

Tanto a Constituição Federal — em seu artigo 206 — quanto a Lei de Diretrizes e Base da Educação — em seu artigo 14 — garantem o amparo legal para viabilizar a gestão democrática nas escolas públicas.

A experiência exitosa nessas unidades fez com que ela fosse aplicada também na rede particular e, até mesmo, em cursos livres, garantindo assim os seguintes benefícios:

  • trabalho coletivo e dinâmico;
  • maior engajamento de toda a comunidade na busca por soluções para as questões pedagógicas;
  • maior integração dos agentes envolvidos;
  • ampliação das competências entre todos os participantes;
  • melhora na qualidade pedagógica do processo educativo;
  • transparência.

Como construir uma gestão democrática?

Para que todos esses benefícios realmente aconteçam, a participação social na gestão democrática deve ser levada a sério. Isso significa que todas as instâncias colegiadas precisam ter caráter deliberativo e suas decisões precisam virar realidade no dia a dia da escola.

Sendo assim, a construção de uma gestão democrática passa, sem dúvida, pelo incentivo do trabalho conjunto, pela coordenação do esforço de todos os envolvidos e pelo debate de ideias.

O papel da gestão

Nesse sentido, o papel do gestor é fundamental. Ele precisa entender que a administração escolar é uma atividade meio e que a participação de professores, pais, alunos e funcionários nesse processo significará decisões sobre políticas educacionais, uso de recursos etc.

Por isso, as competências e atitudes do gestor são tão importantes. Afinal, ele que terá que identificar possíveis conflitos na equipe, escolher as técnicas adequadas para conduzir esse trabalho e propor soluções, sempre reforçando as instâncias colegiadas e garantindo seu caráter deliberativo.

Também vale destacar o uso da tecnologia nesse processo. Hoje, existem ferramentas que permitem organizar, distribuir e analisar as informações geradas pela comunidade escolar. Isso acaba melhorando os resultados, que podem, inclusive, ser mensurados.

Enfim, por meio da gestão democrática, escolas públicas, particulares e até cursos livres têm dado um salto de qualidade a partir do envolvimento de todos: alunos, professores, pais e funcionários. Sua implementação é possível e só agrega ao processo. Com o uso de ferramentas tecnológicas, a comunidade pode acompanhar os resultados de tudo o que foi decidido.

Agora que você já sabe o que é gestão democrática, conheça alguns dos principais erros que acabam prejudicando a administração escolar. Assim, será mais fácil evitá-los!

Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram