A sigla ESG é cada vez mais usada para agregar valores às instituições educacionais. Mas é preciso atenção para entendê-la e de fato incorporar ações que unam sustentabilidade, governança e responsabilidade social e ambiental na escola. Por isso, separamos algumas informações para que você possa compreender a importância do conceito e aplicá-lo no dia a dia da gestão escolar.
O que é ESG?
ESG é uma sigla em inglês das palavras Environmental (ambiental), Social (social) e Governance (governança). O termo ganhou notoriedade nos últimos anos, mas a sua origem data de 2004.
Na época, o termo foi usado em uma publicação do Banco Mundial em parceria com o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e instituições financeiras de 9 países, então chamada de Who Cares Wins (Ganha quem se importa).
Assim surgiu uma geração de investidores que priorizam impactos não financeiros ao entender que eles vão puxar fatores financeiros futuros e favorecer o crescimento não só da instituição quanto da sociedade.
Como implantar na rotina da escola?
Um novo ciclo de inovações contribui na promoção da sustentabilidade dentro e fora das escolas. É possível envolver a comunidade escolar na busca por um mundo melhor e, dessa maneira, a gestão escolar também deve adotar práticas mais sustentáveis para os processos administrativos e pedagógicos, especialmente com o apoio de plataformas digitais.
Na educação, abordar os temas relacionados à preservação dos recursos naturais e ao desenvolvimento sustentável ganha ainda mais significado uma vez que está nas gerações futuras a esperança de um mundo mais equilibrado e com menos consumo.
As soluções tecnológicas podem auxiliar na implantação dessas ações e deixar o ambiente escolar mais participativo e, consequentemente, focados na formação de cidadãos mais críticos e conscientes para um desenvolvimento sustentável.
É possível, por exemplo, adotar ferramentas digitais, que reduzem o consumo de papéis nos processos administrativos e pedagógicos. Na F10 temos soluções tecnológicas que ajudam as instituições de ensino a promover a digitalização dos processos internos de forma prática e segura.
As ferramentas digitais também são fundamentais em outros aspectos da sustentabilidade, como na redução da emissão de gases do efeito estufa e no aumento da reciclagem, pois permitem a tomada de decisões fundamentadas em dados.
Conclusão
Com a implantação do conceito ESG na rotina escolar é possível promover sustentabilidade dentro e fora das instituições, promovendo ganho ambiental e social que vão além do financeiro.
Quer conhecer como as soluções tecnológicas podem auxiliar nesse processo? Conheça os produtos da F10? Agende uma demonstração e descubra como podemos transformar a gestão da sua escola!