A tecnologia vem transformando significativamente as relações humanas e isso tem impactado também o relacionamento entre as empresas e seus diferentes públicos.
Neste contexto, o uso de ferramentas tecnológicas pode auxiliar as empresas a otimizarem o atendimento ao cliente, tornando a comunicação mais assertiva e personalizada.
Acompanhe o texto e descubra como usar as plataformas digitais para melhorar o relacionamento com seus clientes.
Inteligência Artificial
A chegada da Inteligência Artificial (IA) generativa ao mercado possibilitou o desenvolvimento de diferentes plataformas conversacionais e que estão revolucionando a relação com os clientes.
Uma dessas soluções é o chatbot, que pode simular as ações humanas, mantendo conversas naturais e fluidas e respeitando o tom da marca.
Uma das vantagens do uso de chatbots e outros sistemas de IA é a possibilidade de suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias da semana, para resolver as demandas mais simples. Isso porque esses sistemas são treinados para responderem e solucionarem problemas simples, sem a necessidade de uma intervenção humana.
Outra aplicação da IA é na automação de processos. Com o apoio da tecnologia é possível automatizar tarefas repetitivas, como o agendamento de reuniões e o envio de confirmações, por exemplo, liberando a equipe para tarefas mais complexas e aumentando a produtividade.
Atendimento Omnichannel
A tecnologia permite que as empresas se comuniquem com os clientes por diferentes canais, de forma homogênea. Este atendimento multicanal pode ser via e-mail, redes sociais, telefone ou chat ao vivo.
Este modelo de atendimento não só facilita a comunicação, como também permite que os clientes escolham o canal que preferem, tornando a experiência mais agradável e assertiva.
Inteligência de Dados
Com uso de plataformas digitais, os clientes conseguem avaliar de forma instantânea a qualidade do atendimento e a resolução dos problemas. Desta forma, as empresas conseguem monitorar os feedbacks que recebe e mensurar os resultados.
Com o uso de Analytics e sistemas de Business Intelligence, é possível utilizar os dados a favor da empresa, identificando padrões e tendências no atendimento ao cliente. Esta análise permite identificar áreas que precisam de melhorias e ajustar a estratégia, a fim de melhorar os indicadores e tornar o processo mais assertivo.
CRM
Outra ferramenta muito eficaz no atendimento ao cliente é o Customer Relationship Management (CRM). Com ele, as empresas conseguem coletar e analisar os dados dos clientes, com histórico de compras e conversas, tornando o atendimento mais personalizado, de acordo com as preferências do consumidor.
No caso das escolas, este tipo de ferramenta proporciona uma relação mais próxima com alunos e familiares, fortalecendo os laços com a instituição. Na F10 contamos com um sistema personalizável de CRM para que as escolas possam fazer a gestão inteligente do atendimento ao aluno.
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