
Cada vez mais presente em nossa sociedade, as soluções tecnológicas são usadas para as mais variadas atividades do nosso dia a dia. Os benefícios das soluções tecnológicas são cada vez mais destacadas, especialmente na gestão escolar. Elas trazem otimização do tempo, maior controle interno, redução da inadimplência, comunicação assertiva e ensino mais atrativo. Além disso, possibilitam transformar dados brutos em informações significativas, o que permite que gestores possam tomam decisões.
Essas métricas quantificáveis, ou indicadores, fazem parte do Business Intelligence (BI). Tais indicadores auxiliam a responder perguntas diretamente ligadas ao desempenho da empresa, como indicadores de vendas, financeiros, de marketing, de operações e de recursos humanos.
O sistema F10, por exemplo, capaz de reunir vários departamentos da escola em uma única plataforma, conta com ferramenta de BI cujas métricas são expostas em dashboards interativos e muitas vezes com gráficos que facilitam a análise. Os indicadores financeiros e pedagógicos formam um conjunto de dados e estatísticas da escola expostos em uma única tela para facilitar a tomada de decisões do gestor.
As soluções aplicadas no âmbito financeiro incorporaram, por exemplo, as diferentes modalidades de pagamentos ofertadas aos responsáveis financeiros, desde os já conhecidos boleto online e débito automático em conta corrente, mas também as formas mais recentes de cobrança, como a cobrança recorrente no cartão de crédito e o PIX Cobrança.
Já nas soluções aplicadas no âmbito pedagógico é possível analisar indicadores como taxa de abandono e evasão, número de matrículas, contratos por unidades, frequência, porcentagem de faltas, cancelamentos e ineficiência pedagógica (alunos cancelados dividido pelo número de ativos).
Confira as funcionalidades da plataforma de BI da F10 no link abaixo:
Quais escolas devem usar os indicadores?
Mesmo aquelas escolas pequenas, que muitas vezes não pertencem a uma franquia, podem e devem usar os indicadores, pois com a análise dos resultados a instituição pode garantir um crescimento constante.
Como é feita a atualização?
Com a digitalização dos dados, as informações relevantes para o dia a dia da escola são atualizadas em tempo real no dashboard, sendo possível ter em uma única plataforma os principais indicadores e monitorar as tendências.
Conclusão
Vimos que são inúmeras as vantagens que as ferramentas tecnológicas proporcionam na gestão escolar. Uma das principais é a possibilidade de analisar dados via indicadores de BI (Business Intelligence). Isso mostra que o uso de softwares é mais do que uma tendência, e sim uma necessidade para que a escola possa se manter competitiva, pois com o controle dos procedimentos internos é possível projetar o crescimento da instituição.
Na F10 desenvolvemos soluções específicas para a área educacional. Converse com a nossa equipe. Acesse um de nossos canais.