Soluções para melhorar a gestão da sua escola, clique e conheça.

Comunicação da EscolaGestãoGestão EscolarInovaçãoUncategorized

Tendências de tecnologia – Educação em 2024

Tendências de tecnologia – Educação em 2024. O ano de 2023 está acabando e com isso é hora de os gestores escolares já se prepararem para o próximo ano letivo. Nesta altura, certamente você já sabe quais as inovações que devem ser adotadas no próximo ano em sua escola ou instituição de ensino, mas é sempre bom relembrarmos o que deve ser tendência no mercado de tecnologia educacional.

Para começar, se a sua instituição ainda não digitalizou os seus processos internos nos setores administrativo, financeiro e de secretaria, é hora de começar a pesquisar os softwares disponíveis no mercado para dar este primeiro passo rumo à transformação digital da sua escola. No post passado, nós trouxemos aqui algumas dicas para escolher a ferramenta certa para sua empresa.

Mas, se você já adotou as ferramentas tecnológicas na rotina produtiva da sua escola, é hora de ficar de olho para os rumos que o mercado da educação está tomando e quais as principais soluções de tecnologia que serão usadas no próximo ano.

É claro que estamos falando aqui de um mercado imenso, com novos produtos sendo lançados a cada semana pelas empresas de tecnologia educacional. Os recursos pedagógicos desenvolvidos para as metodologias ativas, por exemplo, são colocados no mercado em uma velocidade muito acelerada, que fica até difícil de acompanharmos todas as inovações. Por isso, neste post, vamos falar das tendências mais focadas na gestão escolar, tanto de escolas de ensino regular quanto de institutos de cursos livres e de ensino profissionalizante. Tendências de tecnologia – Educação em 2024, continue lendo.

Eficiência Operacional

O primeiro ponto a se atentar é que no setor da educação existe um movimento que teve início em 2023 e que irá ditar as regras do mercado em 2024, que é o investimento em eficiência operacional. As escolas que continuarem seguindo as mesmas práticas de 30 ou 40 anos atrás, certamente ficarão obsoletas e perderão competitividade.

Trata-se de um movimento que já se percebe em várias redes de ensino, de investimento para crescimento em escala do negócio. Ou seja, para uma marca conseguir se manter no mercado ela precisa ter várias unidades espalhadas fisicamente no seu território de atuação. Então a fachada, visualidade, quantidade de escolas é o que com certeza aumenta o seu valor de mercado e a lucratividade. Para conseguir ter ambos é necessário um processo escalável.

Para isso, o gestor escolar deve se fazer a seguinte pergunta: para eu conseguir o dobro de alunos eu preciso dobrar a minha estrutura de pessoal e de investimento? Se a resposta é sim a sua operação não é escalável. Então separamos aqui quatro tendências que podem ajudar a sua empresa a crescer e atingir mais eficiência operacional no próximo ano:

1 – Matrículas online

Pense em um curso livre no qual o aluno precisa passar pela ligação de telemarketing da área comercial, ir presencialmente acompanhado de um responsável até a instituição escolar para assinar presencialmente um contrato físico. É um processo que tem várias etapas e pessoas envolvidas, e se é um processo com várias pessoas envolvidas é consequentemente muito custoso para as escolas.

Quando você investe em tecnologia para que o próprio aluno consiga efetivar a sua matrícula, com uma plataforma digital que possa ser acessada por ele para preencher os dados, anexar documentos, pagar a matrícula e já ter acesso à aula de boas-vindas ou a um tutorial antes mesmo das aulas iniciarem, você consegue captar mais alunos e, portanto, ampliar a sua atuação geográfica.

2 – Fortalecimento do EaD

Outro grande problema que existe nas escolas é com relação à entrega do produto. O modelo mais tradicional é aquele em que a escola espera em torno de 60 dias para formar uma turma. Esta turma tem uma limitação física de espaço e uma vez atingido este limite para conseguir continuar oferecendo aquele curso, a instituição escolar tem que abrir novas turmas e a escola perde tempo esperando.

O que o mercado tem se movimentado para conseguir é oferecer o meio online, mantendo as características do presencial, mas a distância. Ou seja, o aluno deve se conectar com o curso online com dia e hora para isso e o professor deve provar que o aluno realmente aprendeu. Algumas redes começaram a ter resultado e escalabilidade nas vendas de unidades e naturalmente isso começa a dar resultado.

3 – Atendimento omnichannel

Na era da informação não faz sentido nenhum o aluno ter que ligar ou ir até a escola para receber um atendimento. É preciso estar disponível para atender as demandas e tirar dúvidas em todos os canais de comunicação possíveis, desde o telefone, até o whatsapp, nas redes sociais, no site e no próprio Ambiente Virtual de Aprendizagem (no caso do EaD). Além de ser integrado, este atendimento deve ser padronizado, com as informações sendo repassadas da mesma maneira em diferentes canais.

4 – Cobranças digitalizadas

Por fim, uma tendência muito forte em 2023 e que deve seguir no próximo ano é o investimento em cobranças digitais, principalmente via PIX e cobrança recorrente. A impressão e envio de boletos via correio é algo que vem diminuindo a cada ano e que não condiz mais com a realidade da nossa sociedade – o meio ambiente agradece!

Conclusão

Como vimos, quando você tem um modelo que consegue escalar o seu comercial e a entrega, conseguindo manter a qualidade, você, automaticamente, consegue aumentar o número de escolas e unidades.

O resultado é que vai conseguir, automaticamente, melhorar o seu valor de mercado. Por isso, é importante ficar de olho no movimento das redes, pois o que elas praticam acaba sendo copiado. 

Siga nossas redes para conteúdos específicos para escolas de todos os segmentos e deixe um comentário sobre o que achou do artigo!

https://www.facebook.com/F10Software

https://www.instagram.com/f10software/

https://www.threads.net/@f10software

Tendências de tecnologia – Educação em 2024 – Por F10 Software,

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Worth reading...
Saiba o que é o Letramento Digital e como desenvolvê-lo em sua escola
Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram