Soluções para melhorar a gestão da sua escola, clique e conheça.

Captação de alunosComunicação da EscolaConversão de leadsGestão

Como a tecnologia pode garantir bons índices de rematrícula? 

Todos os anos o setor educacional enfrenta o período de rematrícula, quando é preciso não só administrar o processo de recolocação dos alunos para o próximo ano letivo, mas também convencer as famílias a permanecer naquela instituição escolar. É quando o trabalho do ano inteiro é colocado à prova e, por isso, uma boa estratégia pode fazer toda a diferença. 

Sabemos que a decisão de continuar ou não na escola é pautada por inúmeros fatores e eles devem ser levados em conta na hora de definir a campanha de rematrícula organizada pelas escolas. 

Afinal, quando um aluno segue matriculado por um tempo significativo ele é considerado um público fiel, também podendo ser chamado de LTV (LifeTime Value). Ou seja, um aluno fiel tem um LTV alto, o que é fundamental para a saúde financeira da escola. 

De acordo com o Censo Escolar de 2023, as matrículas em escolas privadas no Brasil reverteram, em 2023, a tendência de queda que havia sido registrada na pandemia. Os dados mostram que a rede particular expandiu 4,7% com relação ao ano anterior. 

Portanto, é necessário pensar que uma das prioridades é a retenção do aluno, uma vez que os estudantes rematriculados são vistos como clientes leais. 

Como criar uma campanha eficiente focada na retenção? 

O primeiro passo é pensar que ao longo do ano a escola já vem sendo avaliada. Por isso, fazer uso de recursos tecnológicos que facilitam a gestão escolar e o fluxo de informações entre a instituição e os alunos e familiares pode fazer a diferença. 

O uso cada vez mais comum dos softwares e aplicativos é mais do que uma simples tendência. Trata-se de uma necessidade para que a escola se mantenha atualizada em um mercado cada vez mais competitivo e dessa maneira consiga manter bons índices de rematrículas. 

Nós já trouxemos dicas de como incorporar os recursos tecnológicos na gestão escolar e na parte pedagógica. 

Em resumo, a tecnologia traz otimização do tempo ao automatizar processos, maior controle interno, redução da inadimplência ao ofertar um leque de possibilidades para as famílias, além de promover uma melhoria na comunicação entre a escola e os alunos e familiares. Na área pedagógica, as interfaces tecnológicas permitem explorar os conteúdos de uma maneira lúdica e mais interessante do que as aulas tradicionais, tornando o processo de aprendizado mais eficiente. 

Ou seja, são recursos incorporados no dia a dia das instituições e que serão lembrados na hora da rematrícula, inclusive, para executá-la. 

Recursos tecnológicos para garantir rematrícula: 

  • Armazenamento de documentos. Para processar o volume de informações de cada aluno, é preciso contar com sistemas de gestão que auxiliem na organização e no armazenamento dos dados. Uma das ferramentas disponíveis para garantir a proteção desses dados é o Armazenamento de Documentos;
  • Automação. Use a tecnologia para facilitar o processo de rematrícula. A automação de processos, por exemplo, é capaz de emitir centenas de boletos e notas fiscais em segundos. 

Conclusão

Vimos que o uso de recursos tecnológicos pode garantir que a instituição escolar atinja bons índices de rematrícula. Em todo o processo é preciso ter uma boa organização e isso é auxiliado pela tecnologia. 

Aprenda mais sobre como usar a tecnologia para aprimorar os resultados no processo de rematrícula da sua escola. Confira as funcionalidades que o F10 pode trazer.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram