Rematrículas mais lentas, inadimplência em alta, margens cada vez mais pressionadas e a necessidade de gestão profissional, marketing integrado e decisões rápidas no mercado educacional. Vários fatores desafiam o mercado educacional.
Parte dos desafios está diretamente ligado à transformação digital pela qual a sociedade passou nos últimos anos, que trouxe uma série de conceitos, termos da tecnologia e, principalmente, recursos digitais para o dia a dia das pessoas.
Na área da educação essa revolução também chegou e as instituições de ensino de todo o mundo precisaram lidar com plataformas e ferramentas tecnológicas que não faziam parte da rotina de professores e dos alunos até pouco tempo atrás.
E é neste contexto que as edtechs (startups ou empresas de tecnologia que desenvolvem soluções para a área da educação) se consolidaram e em poucos anos houve uma escalada no desenvolvimento de soluções que englobam sistemas de gestão e de comunicação, tecnologia para atividades em sala de aula e sistema de análise de dados no ensino, que de maneira conjunta impacta positivamente na organização administrativa, financeira e pedagógica.
Atualmente, por exemplo, é possível, mesmo em sala de aula, utilizar as mais variadas ferramentas digitais no processo de ensino-aprendizagem. Aliás, este é um dos principais conceitos das Metodologias Ativas, que visam tornar este processo mais atrativo para os alunos, com recursos tecnológicos que já fazem parte da vida deles.
Entre as possibilidades, estão jogos didáticos, por meio da gamificação, realidade aumentada, simulados e atividades avaliativas digitalizadas, trilhas de conhecimento e uma série de inovações que surgem a todo o momento para complementar o conteúdo visto em sala de aula.
Ainda sobre os impactos do uso da tecnologia na educação, na gestão educacional, assim como em todos os setores da economia, as soluções desenvolvidas pelas edtechs trazem uma série de benefícios na organização administrativa e financeira. Com o uso de tecnologias avançadas, muitos serviços monótonos e que demandavam tempo dos profissionais, agora são realizados de forma automatizada, trazendo economia de tempo e de dinheiro às instituições.
Houve uma escalada no desenvolvimento de soluções que englobam sistemas de gestão e de comunicação, tecnologia para atividades em sala de aula e sistema de análise de dados no ensino, que de maneira conjunta impacta positivamente na organização administrativa, financeira e pedagógica.
Neste contexto, a F10 pode ajudar. Somos especializados na gestão e performance operacional para a área educacional, a empresa atende cerca de 500 instituições de ensino em mais de 20 estados brasileiros e recentemente expandiu a sua atuação para a região Nordeste.
As ferramentas desenvolvidas auxiliam as instituições a se digitalizarem de maneira rápida e com menos custos, sempre acompanhando as tendências do mercado e as demandas da sociedade.
A F10 oferece uma variedade de soluções para a gestão escolar, abrangendo desde o controle comercial, pedagógico e financeiros dos alunos até indicadores gerenciais que proporcionam uma visão abrangente do negócio. A plataforma facilita a comunicação com o poder público para emissão de notas fiscais e acesso a históricos escolares, assim como a interação direta com os alunos para disponibilização de conteúdos e realização de pagamentos de mensalidades online.
Conclusão
Vimos que o mercado educacional mudou, e que a tecnologia pode impactar positivamente na gestão escolar.
A F10 oferece várias inovações e é especializada no desenvolvimento de soluções para escolas de cursos livres. Oferecemos produtos que integram diferentes serviços e promovem a digitalização de maneira rápida e segura.
No canal do YouTube da F10 estão disponíveis podcasts totalmente dedicados à análise das principais dificuldades e obstáculos que o mercado da educação enfrenta.



