O mercado de educação está em constante transformação e cada vez mais competitivo. Por isso, uma boa gestão escolar é fundamental para se manter no mercado.
Neste sentido, fazer um bom planejamento estratégico pode fazer toda a diferença para oferecer um atendimento de excelência à comunidade escolar. Afinal, é o planejamento estratégico que irá definir as ações que a instituição vai desenvolver para alcançar os seus objetivos a curto, médio ou longo prazos.
E um dos principais pontos que devem ser levados em conta no momento do planejamento é o sistema tributário, prevendo de forma assertiva quais as despesas que a empresa terá com o pagamento de impostos. Acompanhe o texto e entenda as diferentes opções tributárias e como fazer um plano tributário eficaz.
Carga Tributária
Os tributos – impostos, taxas e contribuições – têm um importante peso no custo de vida das famílias e com as empresas não é diferente. Por isso, saber quais os valores que serão pagos todos os meses é crucial para uma boa gestão financeira, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.
Vale lembrar que o sistema tributário brasileiro é um dos mais complexos do mundo. Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), apesar de o Brasil ter uma alta carga tributária (comparável aos países desenvolvidos), o país ocupa a última posição entre 30 países em um ranking que avalia o retorno dos impostos pagos pela população em investimentos.
O que é um Plano Tributário?
Tendo em vista a complexidade do sistema tributário brasileiro, as empresas devem fazer um bom planejamento tributário para reduzir as despesas com os impostos, dentro da legislação vigente.
Importante destacar que o planejamento tributário é um conjunto de sistemas que ajuda as empresas a estruturar o seu negócio, procurando reduzir os custos do empreendimento de forma legal. E as instituições de ensino podem se beneficiar desta ferramenta, fazendo um plano tributário de forma assertiva e de acordo com as suas receitas.
Como Fazer?
Implantar um plano tributário pode parecer desafiador, mas com organização e o passo a passo certo, é possível simplificar a gestão fiscal da sua escola. Veja as dicas da F10:
– Avalie a situação fiscal atual: levante todos os dados financeiros e tributos pagos até o momento;
– Identifique o regime tributário mais vantajoso para sua escola: entenda se sua escola deve optar pelo Simples Nacional, Lucro Presumido ou outro regime previsto na legislação;
– Organize os documentos: mantenha tudo atualizado para facilitar a gestão e evitar multas futuras;
– Automatize o controle fiscal: utilize ferramentas digitais para tornar a gestão de tributos mais eficiente e prática.
Tecnologia como aliada
Com a F10 Software, a sua escola tem acesso a soluções digitais personalizadas para simplificar a execução do planejamento tributário e garantir uma gestão fiscal eficiente.
Uma das ferramentas desenvolvidas pelo nosso time é o Split Pagamento, que divide de forma automática os valores recebidos entre parceiros de negócios, evitando a bitributação.
O Split Pagamento é indicado para qualquer tipo de parceria entre diferentes empresas. Esta modalidade permite que um pagamento seja dividido em duas ou mais frações de maneira automática, possibilitando pagar diferentes parceiros e na proporção que quiser.
Na área educacional esta ferramenta é indicada principalmente para as escolas que dependem de outra instituição para a emissão de certificados e diplomas, por exemplo. Converse com nossos consultores e peça uma demonstração.