Soluções para melhorar a gestão da sua escola, clique e conheça.

Mercado

Saiba como gerenciar uma franquia de escola de forma eficiente

gerenciar franquia

Gerenciar uma franquia de escola traz uma série de desafios diários para que cada aspecto dela siga funcionando da melhor forma possível. Não há como prever todos os obstáculos que surgirão à frente, mas você pode se preparar para eles.

Ao planejar a sua gestão de franquia de escola, é fundamental dividi-la em múltiplos aspectos para facilitar: administrativo, financeiro e educacional. Os três precisam estar em pleno equilíbrio para que você não tenha problemas e consiga alcançar as suas metas.

Conheça, a seguir, os pontos essenciais para gerenciar uma franquia de escola de forma eficiente.

Planejamento de qualidade

Nenhuma franquia de escola consegue funcionar apropriadamente sem um bom planejamento pedagógico. Isso envolve todos os aspectos da sua escola, desde o setor financeiro até a aplicação do projeto educacional dela.

Para isso, é preciso ter o hábito de planejar cada uma dessas variáveis e seguir esse plano ao longo do ano. Caso necessário, faça ajustes pontuais capazes de aprimorar o seu trabalho.

Captação de alunos

Contar com uma boa estratégia de captação de alunos é fundamental para ter sucesso ao gerenciar uma franquia de escola. Sem isso, torna-se muito difícil ter um fluxo contínuo de matrículas sendo geradas todos os anos.

No caso do trabalho com franquias, vale a pena consultar seu franqueador a respeito da possibilidade de usar estratégias de captação de alunos já prontas. Isso permitirá economizar tempo e garantir um trabalho com um planejamento já testado e aprovado.

Foco no controle financeiro

Tome cuidado para que as finanças da sua franquia de escola não saiam do controle. Uma parte bem importante da gestão escolar envolve o trabalho financeiro, que requer o uso apropriado dos seus recursos para investir em melhorias e pagar pelos serviços contratados.

Um erro comum dessa parte é acumular funções em um único funcionário administrativo. Evite que isso aconteça e prefira ter um profissional focado exclusivamente no aspecto financeiro da sua franquia de escola.

Bom relacionamento com o franqueador

O trabalho com franquias não deve ser algo isolado. Ter um bom relacionamento com o seu franqueador abrirá diversas portas para você ir além do básico e usufruir do real potencial da sua franquia.

Um exemplo disso é a possibilidade de acessar novos recursos, como peças de comunicação, ou se antecipar em relação a novas diretrizes ou mudanças.

Monitore seus resultados

Para saber se a sua franquia de escola está no caminho certo, é essencial que você estabeleça metas no início de cada ciclo e monitore os seus indicadores para ter certeza de que as alcançou.

Esse trabalho servirá, também, para que você possa aprender com seus resultados e aprimorar a sua atuação para o futuro. Por exemplo, ao perceber que determinada iniciativa não deu certo, vale a pena avaliar a execução dela e pensar em novas abordagens.

Use a tecnologia

Assim como vários outros tipos de trabalho, a gestão de uma franquia de escola pode ser imensamente facilitada com a ajuda da tecnologia. É o caso do uso de um software de gestão educacional.

A principal vantagem é que essa solução é totalmente voltada para o universo pedagógico. Ou seja, cada funcionalidade prevê as necessidades de uma escola e o sistema já vem preparado para atender você.

Gerenciar uma franquia de escola é algo desafiador, mas plenamente possível se conduzido com planejamento estratégico. Aproveite as dicas do artigo para saber o caminho a seguir e lembre-se de manter a sua atuação em constante renovação, conforme surgem novas tendências no segmento.

Quer saber mais sobre essa ideia de usar um software de gestão educacional? Então, entre em contato conosco pelo site!

Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram