
A última década registrou uma imensa busca por ferramentas que integrem sistemas de gestão e comunicação, tecnologias para o ensino em sala de aula, sistemas de análise de dados e, principalmente, soluções para os desafios financeiros do setor educacional.
Com isso, várias modalidades surgiram e proporcionaram melhoria na performance operacional das escolas. Agora as instituições estão voltadas a garantir crescimento e uma das estratégias é fazer uso do Growth Hacking.
A expressão Growth Hacking surgiu no início da segunda década do século XXI. O termo foi cunhado pelo empreendedor, escritor e investidor norte-americano Sean Ellis (ex-líder de Growth do Dropbox e do LogMeln e fundador do Qualaroo e do GrowthHackers – comunidade online focada em ajudar empresas a crescerem de forma sustentável).
Atualmente, definimos Growth Hacking como uma forma de fazer uma empresa crescer com base em melhores práticas. A expressão já é usada para definir áreas de uma empresa focadas em crescimento e que geralmente estão localizadas dentro do setor de marketing.
Ellis percebeu que as empresas com crescimento exponencial fugiam do marketing convencional, tinham equipes diretamente ligadas a pensar o crescimento da empresa, ofereciam áreas de formação, otimizavam processos com base em dados e ainda cuidavam de um planejamento alinhado.
O que é o Growth Hacking na prática?
Growth Hacking é a abordagem de testar, medir e otimizar estratégias constantemente para alcançar crescimento rápido e eficiente. A abordagem é baseada em hipóteses e experimentos.
Para escolas profissionalizantes é crucial porque permite identificar rapidamente o que funciona na captação de alunos e aumentar matrículas de forma inteligente, usando dados e experimentos para tomar decisões estratégicas.
Com a abordagem certa, a escola aprende rapidamente o que funciona e consegue crescer de forma mais eficiente. No final, a junção das abordagens certas vai levar a um crescimento exponencial.
Como o Growth Hacking pode ajudar a sua escola?
Quer ver seus alunos mais engajados e motivados? Com a estratégia de Growth Hacking, é possível aumentar a retenção e transformar a experiência de aprendizado. Confira algumas táticas que realmente funcionam:
– Gamificação: transforma tarefas em desafios e recompensas;
– Comunicação personalizada: mensagens que falam diretamente com cada aluno;
– Feedback rápido: responda dúvidas e reconheça conquistas rapidamente;
– Conteúdo exclusivo: materiais que incentivam o aprendizado contínuo.
O Funil de Marketing e Vendas para Escolas atrelado com o Growth Hacking, por exemplo, é uma combinação que transforma resultados. Cada etapa do funil é uma oportunidade: desde a atração de novos alunos até a conversão e fidelização. Mas só isso não garante crescimento. É preciso olhar ainda para a gestão financeira, de metas e de ações voltadas para os resultados.
Conclusão
Vimos que o Growth Hacking possibilita identificar gargalos, testar estratégias inteligentes e otimizar o processo continuamente, tornando sua escola mais ágil e eficiente.
Na F10 somos especialistas em criar soluções que atendam as necessidades de escolas e institutos de ensino contribuindo assim para garantir crescimento baseado na digitalização do setor educacional. Acreditamos que a gestão automatizada está revolucionando todos os setores e a educação tem sido uma das áreas mais impactadas. Seja no desenvolvimento educacional ou na gestão escolar, a tecnologia vem impactando de forma profunda todos os níveis das escolas.
Neste contexto, a automação facilita processos que antes levavam horas ou até dias para serem executados, trazendo mais eficiência operacional para a equipe e tornando as ações mais assertivas.
Com a F10, você acompanha cada movimento do seu funil, transformando dados em decisões estratégicas e acelerando resultados reais. Além disso, os gestores têm à disposição um software completo, com navegação intuitiva e recursos pensados para otimizar o tempo.
A automação dos processos proporciona uma série de vantagens que podem auxiliar na execução do Growth Hacking e garantir crescimento. Converse com o nosso time e peça uma demonstração.