Vários fatores compõem os obstáculos na captação de alunos. Dentre eles estão a alta competitividade do mercado, a falta de diferenciação clara do que a instituição oferece e a gestão ineficiente dos processos de marketing e vendas. A superação exige foco e um planejamento estratégico.
Mas antes é preciso saber identificar quais barreiras romper, que podem ser:
- Concorrência acirrada: o mercado educacional é saturado, com muitas opções, o que pode comprometer a sustentabilidade financeira e a qualidade do ensino;
- Comunicação falha: muitas escolas falham em comunicar de forma clara e única o seu diferencial competitivo. Sem uma proposta clara a instituição se torna apenas mais uma no mercado;
- Desconhecimento do público-alvo: é preciso entender as reais necessidades e expectativas do público-alvo para que as campanhas sejam eficientes;
- Ausência de um plano estratégico: agir sem um plano de captação definido, sem metas mensuráveis e sem um orçamento pode gerar inconsistências, gerando dificuldade na avaliação dos resultados;
- Reputação e credibilidade: a percepção da qualidade do serviço prestado, ou seja, a satisfação dos atuais alunos é fundamental. Avaliações negativas afetam diretamente a confiança.
Como elaborar um planejamento de captação?
Após identificar quais barreiras devem ser rompidas, é hora de planejar a captação.
Acompanhe quatro dicas:
- Definição de objetivos e público-alvo: estabeleça metas específicas e faça o mapeamento do público-alvo;
- Estruturação do funil de captação (ou funil de marketing educacional): conheça as etapas de captação, que é uma representação visual das etapas que um potencial aluno percorre, desde o conhecimento da escola até a efetivação da matrícula;
- Fortalecimento da proposta: invista na capacitação do corpo docente e em metodologias pedagógicas que geram um diferencial competitivo assim como a criação de programas que incentivem pais e alunos satisfeitos a se tornarem defensores da marca.
Incorporação de recursos tecnológicos
Fazer uso de recursos tecnológicos que facilitam a gestão escolar e o fluxo de informações entre a instituição e os alunos e familiares pode fazer diferença na hora de efetivar uma matrícula e/ou reter alunos durante o processo de matrícula.
Uma das dicas é utilizar um sistema de gestão de relacionamento com o cliente (CRM). Um outro recurso são as assinaturas digitais de contratos, que torna o procedimento mais rápido e organizado. A assinatura digital é um modo econômico, rápido e seguro de substituir a assinatura impressa. É possível assinar documentos administrativos ou acadêmicos de qualquer lugar ou dispositivo. Para isso é necessário investir em uma plataforma de gestão.
Diferencial na concorrência
Com uma diversidade de cursos, a incorporação das soluções tecnológicas é um diferencial no mercado e uma estratégia para garantir reconhecimento. Nos últimos anos houve uma escalada no desenvolvimento de soluções que englobam sistema de gestão e de comunicação, tecnologia para atividades em sala de aula e sistema de análise de dados no ensino, que de maneira conjunta impacta positivamente na organização administrativa, financeira e pedagógica.
Conclusão
Vimos que para alavancar as matrículas, o planejamento deve ser focado em resultados consistentes, começando pela análise de mercado e pela criação de um portfólio de cursos com propostas de valor claras que atendam demandas reais.
É fundamental, no entanto, incorporar recursos tecnológicos como sistemas de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente), plataformas de automação e ferramentas de análises de dados.
A F10 encabeça várias inovações e é especializada no desenvolvimento de soluções para escolas de cursos livres. Oferecemos produtos que integram diferentes serviços e promovem a digitalização de maneira rápida e segura.
No canal do YouTube da F10 está disponível um podcast totalmente dedicado à análise das principais dificuldades e obstáculos que as instituições de ensino enfrentam no processo de captação e retenção de alunos. É possível aprender a transformar obstáculos em oportunidade de crescimento e matrículas.



