Soluções para melhorar a gestão da sua escola, clique e conheça.

Gestão Financeira

Passo a passo: aprenda como fazer gestão de fluxo de caixa na escola

comprar software educacional

Você sabe o que é fluxo de caixa? Se não, está na hora de entender como funciona, pois é importante para a saúde financeira da sua escola. Se, por outro lado, já conhece, pode ser o momento para descobrir, com mais detalhes, como você pode executar um gerenciamento eficiente.

Neste post, você verá o que é gestão do fluxo de caixa, bem como as principais práticas para fazê-la com maior competência. Quer gerenciar sua instituição de maneira mais efetiva? Então, continue a leitura.

O que é gestão do fluxo de caixa?

A gestão do fluxo de caixa trabalha com a movimentação gerada pela saída e entrada de recursos financeiros das escolas em um período determinado. Dessa maneira, ela está relacionada com as estratégias e técnicas para otimizar as receitas da instituição e o controle de gastos.

Para tanto, as movimentações financeiras precisam ser registradas corretamente, como despesas, receitas, contas a receber e a pagar, financiamentos, empréstimos, rendimento e qualquer outra fonte de recursos. Desse modo, quando o empreendedor deseja gerir melhor o fluxo de caixa, ele melhora a organização e o controle sobre o dinheiro que recebe e gasta na escola.

Como fazer o fluxo de caixa com eficiência?

Veja, agora, algumas ações fundamentais para fazer o fluxo de caixa da sua escola com mais eficiência.

Registrar as movimentações financeiras

Para começar, quem deseja fazer um fluxo de caixa eficiente precisa contar com os registros das movimentações financeiras. Imagine se o pagamento das mensalidades dos alunos não é devidamente contabilizado.

Além disso, os mínimos custos também devem ser registrados, como com a compra de copos e lanches da equipe. É dessa maneira que a instituição conseguirá cortar gastos e otimizar os recursos de forma mais competente.

Organizar os valores

Outra maneira de realizar um fluxo de caixa que melhore os resultados da empresa é organizar e classificar cada receita e gasto. Como você viu, a contabilidade é importante para conseguir entender os custos e ganhos da empresa. Entretanto, a tomada de decisão só é bem realizada quando os valores são agrupados.

Por exemplo, os custos com suprimentos, como papéis e outros itens, podem parecer pequenos quando vistos isoladamente. Mas, ao agrupá-los, você poderá observar gastos acima do que foi desejado.

Fazer um planejamento orçamentário

Uma gestão de fluxo de caixa só será bem aproveitada quando um planejamento orçamentário for feito. É dessa maneira que a sua escola entenderá quais são os objetivos a serem alcançados. Dessa forma, todas as práticas serão destinadas ao cumprimento das metas estipuladas.

Ao desejar diminuir os gastos supérfluos, por exemplo, os gestores poderão fazer um gerenciamento com melhores resultados. Assim, entenderão quais são as metas a serem batidas durante um tempo determinado.

Para que a sua escola consiga fazer não só uma boa gestão de fluxo de caixa, mas uma completa administração escolar, é interessante utilizar um software de gestão educacional como o F10. Com ele, você poderá ter total controle sobre as ações efetuadas na sua instituição. Além disso, ficará mais fácil fazer relatórios, o que é útil na tomada de decisões.

Quem saber com mais detalhes como podemos ajudar? Entre em contato agora mesmo!

Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram