Soluções para melhorar a gestão da sua escola, clique e conheça.

Controle e fluxo de caixaGestão Financeira

Como diminuir seus gastos em comunicação na sua escola

diminuir gastos com comunicação

Em tempos de crise, buscamos sempre diminuir custos em nossas instituições. Alguns setores da escola precisam sempre de investimento, mas reduzir o investimento ou repensar onde investir pode resultar em uma economia grande. Separamos aqui meios para se economizar na sua escola, com foco no setor de comunicação.

SMS

O envio de SMS pode salvar tanto sua comunicação quanto seu bolso. Não é viável ligar para o aluno para lhe desejar feliz aniversário, parabenizar por ter entrado no curso ou avisar os pais que seu filho não compareceu à escola. Já o SMS resolve isso em segundos. Até mesmo a cobrança pode ser realizada através dessa ferramenta. Quem nunca se sentiu desconfortável com uma ligação de cobrança? Com o uso do SMS a comunicação é sucinta, ágil e mais barata.

Porém, é inviável delegar um funcionário para digitar no celular cada SMS a ser enviado. Para isso, uma ferramenta de envio deve ser utilizada, automatizando o processo, inserindo o nome e dados do aluno na mensagem, caso necessário. O F10 dispõe do envio de SMS há anos e nossa plataforma de envio é reconhecida mundialmente. Clique aqui para saber mais.

TELEFONIA

É comum a telefonia da escola ser uma grande fonte de custo. Muitas têm ainda todo um setor de telemarketing voltado a conquistar novos alunos. É uma iniciativa válida que costuma trazer bons resultados, mas precisa se adequar aos novos tempos. Inovações estão sendo aplicadas a esse setor constantemente, e comparar essas novas aplicações pode trazer boas ideias.

  • Voip: Algumas empresas desistiram completamente das operadoras e realizam todas suas ligações através de Voip, que é uma sigla em inglês para um sistema de ligação através da internet. Apesar de não ter sido bem visto quando lançado, hoje em dia há softwares confiáveis no mercado.
  • Chips de todas as operadoras: Uma outra opção para diminuir os custos das operadoras é comprar os chips das quatro principais operadoras (Oi, Vivo, Tim e Claro), contratar planos de ligação somente para a própria operadora e realizar as ligações do chip respectivo. Se a ligação for feita para um cliente da Tim, basta ligar da mesma operadora e o custo é reduzido drasticamente. O problema nesse caso é checar todos os números para saber de qual operadora ele pertence. A F10 tem uma ferramenta para isso, o F10 Portabilidade. Com ela, todos os números inseridos no sistema são constantemente atualizados em relação a operadora. Assim, você saberá sempre de qual operadora os números são, mesmo que o aluno tenha mudado de operadora. Clique aqui para saber mais.
  • Uso de aplicativos pro telemarketing: Mesmo diminuindo custos na telefonia, talvez o que você precise seja uma renovação. Repensar seu setor de telemarketing para que ele seja de fato eficiente e controlado. Pensando nisso, nós oferecemos o SmartTele, aplicativo de celular que te ajuda a administrar o seu setor de telemarketing enquanto ajuda também o operador a realizar as ligações, somando toda a conveniência e agilidade do F10 com a inovação dos smartfones. Clique aqui para saber mais.
  • Whatsapp: Considerado oficialmente o aplicativo de mensagens mais utilizado em todo o mundo, o Whatsapp mostrou que vem pra ficar. Agora, usar o Whats para conversar com seus alunos ficou não só possível, como ficou bem simples. A função de uso do aplicativo com seus alunos está dentro do aplicativo SmartTele, e te permite conversar com qualquer aluno que esteja cadastrado no F10 e tenha o WhatsApp instalado no seu celular. Com essa nova conveniência, o contato com o aluno não perde eficiência, ganha ainda mais intimidade e tem seu custo praticamente anulado.

MARKETING DIGITAL

  • Investir em publicidade é tão importante quanto investir em um bom quadro de funcionários ou em infraestrutura. Se as pessoas não souberem da sua escola, nunca virão até você. O investimento em publicidade pode facilmente passar de milhares de reais, e portanto é um dinheiro que deve ser bem manejado. Uma opção para melhor administração desse dinheiro é contratar alguém exclusivamente responsável por isso. Uma agência de publicidade pode ter um custo elevado, mas fará com que cada centavo gasto com publicidade tenha retorno.
  • Anúncios no Google costumam ser uma ótima ideia de investimento em marketing digital. Todo o procedimento de criar, aprovar e veicular com a Google é bem rápido e de precisa mensuração. Não requer nenhum valor mínimo nem máximo a ser pago, o que torna o orçamento bem maleável, relativo ao que a sua escola pode pagar, e a melhor parte é o público: 90% das pesquisas brasileiras são realizadas através do Google, o que aumenta exponencialmente seu público em potencial.

Manter a comunicação com seus alunos é fundamental. Não há como deixar de cobrar, oferecer seu serviço, interagir com o aluno. Porém, como todo setor da sua escola, é sempre possível economizar mais ou repensar o destino do seu investimento. A sua escola pode ver uma grande melhoria se esse dinheiro economizado for investido em outra área, como na infraestrutura ou para trazer um curso novo à escola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Worth reading...
É hora de crescer sem medo
Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram