Soluções para melhorar a gestão da sua escola, clique e conheça.

Gestão PedagógicaTecnologia

Dia da Internet Segura: como promover o letramento digital na escola

Em fevereiro celebramos o Dia Mundial da Internet Segura e uma das principais preocupações da sociedade contemporânea é em relação ao letramento digital da população. Afinal, o letramento digital traz mais autonomia aos usuários das plataformas digitais e ajuda a identificar as fontes confiáveis de informação, tornando o ambiente digital mais seguro.

E a escola tem um papel fundamental no desenvolvimento destas habilidades, para que os alunos façam o uso responsável e consciente das tecnologias digitais. Acompanhe o texto e saiba como promover o letramento digital junto à comunidade escolar.

Brasil lidera volume de desinformação

Antes de falarmos sobre o letramento digital e como inseri-lo no contexto educacional, é fundamental lembrarmos a importância de se abordar este tema nos mais variados círculos sociais, incluindo a escola.

De acordo com um estudo realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil lidera o ranking de países em que há maior dificuldade da população em identificar notícias falsas – as chamadas Fake News.

A pesquisa Truth Quest foi realizada em 21 países, com 2 mil entrevistados em cada país e investigou a recepção das notícias falsas e verdadeiras entre os usuários da internet, classificando os conteúdos em cinco categorias: desinformação, informação errada, decepção contextual, propaganda e sátira.

O que é letramento digital?

Tendo em vista o avanço das novas tecnologias na sociedade, o letramento digital se torna indispensável para que os cidadãos possam usar as plataformas digitais de forma consciente e responsável.

Vale lembrar que o letramento digital vai muito além de saber utilizar as ferramentas digitais e não pode ser confundido com a alfabetização digital, que é a apropriação técnica dos símbolos e recursos tecnológicos.

O letramento digital é um conceito mais amplo, pois envolve a parte social do uso da tecnologia, indo além do mero domínio das ferramentas. Ou seja, o letramento digital é a capacidade do cidadão de interpretar e analisar criticamente as informações, comunicando-se de forma responsável e efetiva.

Como inserir o letramento digital na rotina escolar

Como citamos anteriormente, em uma sociedade hiperconectada como a nossa, o uso das ferramentas tecnológicas faz parte da rotina para as mais variadas atividades. Por isso, saber utilizar as plataformas digitais de modo consciente é fundamental.

Desta forma, a escola tem um papel importantíssimo para preparar os alunos para enfrentarem os desafios no uso dessas tecnologias. Por isso, esta abordagem deve estar presente no projeto pedagógico da escola, sendo tratada como um tema transdisciplinar, permeando todas as áreas do conhecimento.

Uma das maneiras de inserir o letramento digital no dia a dia da instituição é promover o debate sobre as novas tecnologias e a produção de conteúdo de forma responsável, orientando os alunos a buscarem fontes confiáveis de informação e a checarem os conteúdos que recebem nas mídias digitais.

Além disso, incentivar a formação crítica do uso da tecnologia pelos professores e colaboradores também pode ajudar a promover um ambiente mais seguro para toda a comunidade escolar. 

Existem inúmeros programas de capacitação e treinamento para profissionais da educação que auxiliam os professores a abordarem temas como desinformação e Fake News em sala de aula. Um destes projetos é o curso “Segurança e Cidadania Digital em Sala de Aula”, promovido pela SaferNet em parceria com o Ministério da Educação e com o governo do Reino Unido.

Conclusão

Como vimos, o letramento digital é fundamental para alcançarmos uma sociedade mais crítica e consciente, tornando o ambiente digital mais seguro e acolhedor. A escola desempenha um importante papel na promoção do letramento digital e deve abordar este tema sempre que possível dentro do contexto educacional.

Na F10 entendemos que as ferramentas digitais fazem parte da rotina das pessoas, facilitando as mais variadas atividades do dia a dia e incentivamos as boas práticas de uso das plataformas, promovendo uma internet mais segura para todos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram