As estratégias de marketing digital devem ser norteadas pelo comportamento das pessoas que se deseja atingir. Quem são? O que gostam? O que desejam? Onde moram? Qual a faixa etária? Qual a ocupação? Essas e muitas outras perguntas fazem parte do que chamamos de segmentação. Uma campanha bem direcionada terá a capacidade de atingir o maior número de pessoas, levando em conta que essas pessoas são futuros alunos em potencial.
Em tempos que nossos olhos e dedos estão voltados para multitelas: smartphones, smart TVs e computadores, o marketing digital se tornou a melhor forma de captar alunos. Deixamos de lado o marketing tradicional, que funcionou com maestria por muitos anos, mas que agora sai de cena para dar lugar às estratégias digitais.
Redes Sociais
Estar presente nas redes sociais não é só necessário, mas imprescindível. Elas têm o poder de reunir pessoas de todos os lugares, das mais variadas idades e que buscam entre tantas coisas, informação. Facebook, Instagram e Snapchat são as mais populares atualmente e podem ser utilizadas de várias formas para divulgação da sua escola.
Além de investir no marketing a fim de prospectar novos alunos, é um meio incrível de conversar com os já matriculados. Encontrar uma maneira de interagir com esses dois públicos, compartilhando conteúdos interessantes, certamente alavancará a popularidade da sua escola, fazendo com que isso se transforme em novas matrículas e fortalecimento da sua marca.
Compartilhe conteúdos publicados no blog da instituição, ebooks com assuntos interessantes, informações educacionais e, claro, faça toda a propaganda da sua instituição. As redes sociais permitem criar uma comunicação direta com seu público, te auxiliando na comunicação e relação com os usuários nos comentários e mensagens inbox, por exemplo.
Investimento
Injetar dinheiro em links patrocinados é uma excelente estratégia para alavancar sua marca, além de atingir um público maior e mais segmentado. A ideia não é somente postar conteúdos, mas sim direcionar essas posts. É possível escolher quem será atingido por determinada postagem, por isso é interessante fazer investimentos em links patrocinados.
Para os posts no Facebook, por exemplo, você poderá usar o Facebook Ads para aumentar as visualizações e direcionar a entrega da sua postagem para o perfil do público que você quer alcançar. Pode ser uma imagem, um vídeo e até mesmo um GIF, escolha um conteúdo bacana e invista para que ele seja visualizado por mais pessoas.
Já para divulgar o site da sua escola, é importante investir no Google Adwords, que mostrará seu site em boas posições quando um usuário fizer buscas orgânicas no Google.
Você poderá investir em algumas palavras chave que remetem a sua instituição, então quando o usuário fizer uma busca por essas palavras no Google, o site da sua escola aparecerá em uma das primeiras posições, se destacando e chamando mais atenção do usuário.
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Métricas
Um dos motivos que levaram o marketing digital a se popularizar no mercado, foi o de que ele oferece mensuração, fator importantíssimo que o marketing tradicional não oferecia com tanta precisão. Qualquer estratégia lançada pela escola em suas redes sociais ou site pode ser mensurada para melhor entendimento, análise e investimentos futuros.
Segundo a pesquisa EduTrends, de 2016 da agência Rock Content, os dados levantados sobre investimento foram: “81,3% das instituições investem em Marketing Digital e 41,7% delas direciona até 10% do orçamento total de marketing nas ações digitais”. Sobre ROI, “69,3% das instituições consideram o ROI em Marketing Offline muito ou moderadamente positivo; para o Marketing Digital esse valor sobe para 82,4%”. Analisando esses dados podemos concluir que se sua escola não trabalha com marketing digital para captar novos alunos, a hora é agora!
Conteúdo
A produção de conteúdo deve ser uma aliada nessa busca por novos alunos via marketing digital. Instituições que investem em um blog e produzem ebooks, saem na frente. Ainda segundo a pesquisa EduTrends, boas estratégias de marketing de conteúdo geram “2,2 vezes mais visitas para as instituições que publicam em blog, 10 vezes mais visitas para as que divulgam conteúdo em suas redes sociais e 7 vezes mais leads para as escolas que produzem e publicam ebooks”.
Você vai precisar:
- De profissionais capacitados para produzir esses conteúdos para seu blog e redes sociais, sempre pensando nas técnicas de SEO para que alcancem as melhores posições no Google.
- Um site responsivo para que o usuário tenha um acesso confortável e eficaz a todas as áreas do seu site, seja através de um smartphone, uma smart TV ou um computador.
- Conteúdos interessantes, prazerosos de ler, com design atraente e informações importantes para os alunos prospects.
- Produção de ebooks relevantes para download, assim você pode inserir um formulário para captar os dados desse usuário em troca da disponibilização do ebook. Quanto mais emails conseguir, maior será sua base para disparar email marketing da escola.
Agora que você já tem uma noção básica de como captar mais alunos através do marketing digital, é hora de reunir a equipe do setor comercial com a equipe de marketing para pôr em prática todas as ideias de divulgação da escola. Vale lembrar que a internet oferece um lugar ao sol para todos, porém é possível escolher em que lugar se quer estar, pois é bem melhor quando se pode sentar nas primeiras fileiras, não é mesmo?
Invista no marketing digital para alavancar as matrículas de 2018, a hora é agora! 😉