Soluções para melhorar a gestão da sua escola, clique e conheça.

Notas Fiscais

Como uma ferramenta de emissão de nota fiscal agiliza o processo?

nota fiscal

Em termos contábeis, as instituições de ensino são empresas de prestação de serviços educacionais e, por isso, devem cumprir a legislação brasileira em tudo o que diz respeito à tributação. Sendo assim, uma ferramenta de emissão de nota fiscal ajuda a reduzir a burocracia que envolve esse processo.

A nota fiscal é um documento a que todo consumidor tem direito. Além disso, mesmo quando não for solicitada, ela deve ser emitida pela instituição de ensino para que não haja nenhum problema com a fiscalização.

Ficou interessado? Então, siga a leitura do post e saiba como uma ferramenta de emissão de nota fiscal pode ajudar sua escola a cumprir com essa obrigação.

Por que é importante para um escola gerar notas fiscais?

A nota fiscal nada mais é do que um documento legal por meio do qual é possível comprovar a compra de um produto ou a prestação de um serviço. Trata-se, portanto, de uma ferramenta que permite ao governo controlar os impostos relacionados a determinada operação.

As escolas, como são instituições prestadoras de serviço, devem emitir a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica, a NFS-e. Vale ressaltar que não emiti-la é crime e, nesse caso, a escola poderá ser acusada de sonegar impostos. Assim, terá que pagar multas e, em situações mais graves, o responsável legal pela instituição poderá, inclusive, ser condenado à prisão.

A nota fiscal não é apenas uma ferramenta do governo para cobrança de impostos. Ela também é uma garantia para a escola. É por meio dela que a unidade de ensino recorre às cobranças judiciais no caso de inadimplência dos alunos.

Qual a melhor maneira de gerar notas fiscais na escola?

A nota fiscal de serviço pode ser emitida por meio do site da prefeitura da cidade onde se encontra o estabelecimento escolar. Porém, você terá que fazer isso de maneira manual, o que acaba deixando muita margem para equívocos.

A outra maneira de se fazer isso é por meio de uma ferramenta de emissão de nota fiscal. Geralmente, ela é parte integrante de um sistema de gestão escolar, que simplifica processos, ao mesmo tempo em que garante que a instituição cumpra com todas as suas obrigações financeiras.

A ferramenta de emissão de nota fiscal nada mais é do que um software instalado no computador em que são inseridos os dados relacionados à prestação do serviço. Essa plataforma compila as informações da escola, do cliente e do serviço prestado em um formato de arquivo que pode ser lido pela Secretaria da Fazenda.

Entre as vantagens da utilização de uma ferramenta de emissão de nota fiscal estão:

  • é possível emitir a NFS-e de qualquer lugar e a qualquer hora. Para isso, basta ter acesso à internet;
  • não é necessário arquivar em papel cópias de notas fiscais nem manter talões;
  • o uso do certificado digital garante a segurança da operação, evitando falsificações ou o extravio;
  • a impressão da NFS-e não precisa ser imediata, já que ela pode ser enviada por e-mail e de maneira automática.

Enfim, uma ferramenta de emissão de nota fiscal ajuda a instituição de ensino a reduzir a burocracia e a cumprir com suas obrigações legais em relação aos tributos.

O melhor é que essa plataforma esteja integrada a um sistema completo de gestão escolar que, além de emitir a NFS-e em massa, consiga facilitar outros processos do estabelecimento, garantindo a segurança das informações. Nesse sentido, a F10 tem o produto ideal para a sua escola.

Depois de cadastrar o aluno no sistema, é gerado o contrato que já vai para o financeiro. Assim que você receber o pagamento, a opção de emissão da nota já aparecerá disponível, individual ou em grupo. Em poucos cliques, até 2.500 notas podem ser emitidas ao mesmo tempo.

Ficou interessado em nossa ferramenta de emissão de nota fiscal? Saiba mais sobre nós!

Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram