Soluções para melhorar a gestão da sua escola, clique e conheça.

Inovação

4 tendências em EAD para você conhecer e aplicar na sua escola

tendências educação

A educação a distância (EAD) só existe graças aos avanços tecnológicos, então, é natural que precise ser sempre fundamentada na inovação. Você costuma se atualizar em relação às tendências em EAD?

Todos os dias podem surgir novas ideias capazes de revolucionar a forma como suas aulas são realizadas. Todos tendem a ganhar com isso: você pode oferecer mais qualidade aos seus alunos e eles aproveitarão uma aprendizagem mais eficaz.

O segmento de EAD está crescendo bastante nos últimos anos no Brasil. Aproximadamente 17% de todos os estudantes de cursos superiores fazem graduação a distância. Além disso, o número de cursos aumentou: em 2003, existiam apenas 52 deles, enquanto atualmente temos mais de 1,3 milhão.

Para se manter relevante em meio a toda essa popularidade, é preciso se atualizar. Veja a seguir 4 tendências em EAD que você precisa conhecer e aplicar em sua escola!

1. Inteligência artificial

A inteligência artificial não é apenas aquela vista nos filmes de ficção científica, tendo um lugar em se tratando de processamento de dados e, claro, EAD. Esse recurso pode ser usado para entregar informações cada vez mais relevantes aos alunos, facilitar os processos dos professores e contribuir com a resolução de problemas.

Tudo isso se deve à capacidade de esses mecanismos aprenderem com o comportamento dos usuários e os próprios erros. Dessa forma, você contará com um sistema cada vez mais inteligente.

2. Sala de aula invertida

A metodologia da sala de aula invertida tem tudo a ver com EAD. Envolve inverter a premissa básica da sala de aula, que é o professor trazer o assunto a ser abordado para os alunos. Na sala de aula invertida, os alunos antecipam o conteúdo de forma independente e o trazem para a sala de aula para discussão.

Esse modelo é bastante valioso para o EAD porque os alunos se tornam capazes de fazer boas pesquisas e administrar o próprio aprendizado, tendo o professor atuando como um orientador ou facilitador.

3. Plataformas digitais de livros

Uma das tendências em EAD se refere a acessar livros com facilidade por meio de uma plataforma digital. Por se tratar de um ensino realizado remotamente, faz todo sentido que o acesso ao material didático também seja feito dessa forma.

É ainda mais valioso quando essa plataforma traz recursos totalmente voltados ao aprimoramento da aprendizagem, como boas ferramentas de buscas, marcação, categorização por tipo, possibilidade de fazer citações, entre outros.

4. Gamificação da aprendizagem

Os jogos são totalmente fundamentados no engajamento dos seus jogadores. Cada elemento deles é pensado para que as pessoas se sintam motivadas a completar cada vez mais desafios. Já ficou nítido como isso pode ser bastante valioso para o ensino, não é?

Ao falar de tendências em EAD, a gamificação sempre surge como alternativa. Envolve usar uma plataforma que ofereça recompensas simples mas viciantes ao completar certas tarefas ou atividades. Também é possível contar com um ranking que incite a competitividade e o interesse entre os alunos.

Manter o radar ligado em busca de tendências em EAD é uma ótima forma de garantir que sua atuação esteja sempre alinhada ao que é esperado de seu segmento. Considere os benefícios das ideias trazidas neste artigo e veja como elas conseguem solucionar suas necessidades e ajudar em seus objetivos.

Quer continuar por dentro de mais tendências e metodologias? Basta seguir nossa página no Facebook!

Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram