Soluções para melhorar a gestão da sua escola, clique e conheça.

InovaçãoSoftwareTecnologia

Como escolher um software de gestão para sua escola?

Como escolher um software de gestão para sua escola. Na era da informação e com os processos do dia a dia cada vez mais digitalizados, o uso de ferramentas tecnológicas já faz parte da rotina das empresas e, claro, que a gestão escolar não foge à regra.

Com o mercado altamente competitivo, ter o controle total dos procedimentos internos pode fazer toda a diferença para o crescimento da escola. E, para alcançar uma performance satisfatória, o gestor pode e deve contar com o apoio da tecnologia, por meio dos softwares desenvolvidos especificamente para a área educacional, como os que desenvolvemos aqui na F10.

Mas antes de falarmos sobre quais as aplicações disponíveis e como escolher a melhor opção, é preciso entender quais as reais necessidades da instituição de ensino.

Quais as ferramentas que sua escola precisa?

Atualmente existem no mercado uma infinidade de soluções de tecnologia, com diferentes interfaces e objetivos. Antes de sair buscando ou testando as ferramentas, o gestor precisa ter em mente, de forma bastante clara, quais são as reais necessidades da escola.

Será que o seu principal gargalo está na área administrativa, financeira, comercial ou pedagógica? Como citamos, os softwares podem ser específicos para uma das áreas que o gestor julga mais estratégica ou podem ser soluções completas, que integram todos os departamentos. A escolha, é claro, vai depender das áreas que demandam mais otimização e eficiência.

Inicialmente é importante entender que esses programas de gestão são usados para automatizar (e padronizar) processos internos, armazenar e gerir dados dos alunos e permitem um controle total dos gestores, com emissões de relatórios.

Por isso, ao decidir quais as demandas mais urgentes da instituição em relação à digitalização dos processos, você precisa conversar com todas as áreas e entender em quais a adoção das ferramentas é mais urgente, para que a escola possa se manter competitiva no mercado.

Como escolher o software ideal?

Como citamos anteriormente, existem soluções que atendem a diferentes demandas das escolas, desde a prospecção dos alunos, até a comunicação, cobrança e diários de classe, por exemplo. 

Aqui na F10, nosso software integra os principais departamentos da escola, envolvendo todos os processos da gestão escolar. Em apenas uma plataforma, você tem acesso aos principais indicadores da sua escola, com dados atualizados em tempo real.

Para escolher a melhor ferramenta, separamos algumas dicas:

  • converse com sua equipe: ter um diagnóstico das reais necessidades dos colaboradores é o primeiro passo para escolher um software para a sua escola. Certamente cada área terá uma demanda diferente e a solução que você busca deverá integrar todas essas informações, por isso é importante envolver o departamento de Tecnologia da Informação neste processo.
  • observe a concorrência: para se manter competitivo no mercado e crescer, é fundamental conhecer a concorrência. O benchmarking pode ajudar a entender como a sua escola pode se diferenciar em relação às demais.
  • conheça as soluções: após levantar as demandas internas do seu time em relação às ferramentas tecnológicas e como isso poderá diferenciar a sua escola no mercado, é hora de conhecer as soluções disponíveis. Pesquisa opiniões de outros clientes, veja como é o atendimento de suporte e elenque as principais vantagens e desvantagens de cada programa.
  • faça testes: depois de conhecer as possibilidades, é hora de fazer contato com as empresas e pedir uma demonstração. Com certeza, várias dúvidas serão esclarecidas quando você estiver testando as ferramentas.

Com essas dicas, será possível dar o primeiro passo para a digitalização da sua escola, deixando os processos internos mais ágeis e assertivos e promovendo uma transformação na rotina de seus colaboradores.

Siga nossas redes para conteúdos específicos para escolas de todos os segmentos e deixe um comentário sobre o que achou do artigo!

https://www.facebook.com/F10Software

https://www.instagram.com/f10software/

https://www.threads.net/@f10software

Como escolher um software de gestão para sua escola – Por F10 Software.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram