Soluções para melhorar a gestão da sua escola, clique e conheça.

Gestão Pedagógica

Precisamos falar sobre a importância dos pais na escola

familia e escola

Você sabia que a presença dos pais na escola é fundamental para que a instituição consiga melhores resultados? É com a presença deles que é possível motivar os alunos e fortalecer os laços familiares, tão importantes para a educação e para a manutenção do aluno na instituição.

Quando isso não acontece, a tendência é que a evasão seja maior, uma vez que as crianças e adolescentes terão menos interesse para continuar estudando. Neste texto, você entenderá qual é a importância da presença dos pais e o que a escola pode fazer para motivar isso. Continue a leitura e saiba mais.

Qual importância da presença dos pais na escola?

Embora muitos pais não façam ideia da importância que eles têm na vida escolar dos filhos, eles têm o poder de valorizar o aprendizado da criança e do adolescente. Isso faz com que ela tenha ainda mais interesse nos estudos para obter bons desempenhos.

Ao contrário, quando eles sentem que os estudos não importam para os pais, tendem a não se dedicar o bastante. Por isso, a partir de agora, vamos mostrar como os pais podem auxiliar os filhos nos estudos.

Como a participação dos pais ajuda os filhos?

A presença dos pais pode fazer toda diferença no desempenho dos filhos na escola de diversas formas. Acompanhe, agora, as principais.

Melhora nas habilidades sociais

A participação dos pais na vida escolar dos filhos transmite mais confiança, o que faz com que eles tenham melhor capacidade para interagir e trocar ideias com seus colegas de classe. Isso é importante no novo mercado de trabalho, em que a capacidade de lidar com os demais é fundamental, tanto para conseguir um emprego quanto para ocupar cargos de liderança.

Autocontrole

Um dos grandes motivos para a falta de autocontrole dos filhos é a pouca participação dos pais. Ao sentirem que os problemas escolares não são importantes, eles tendem a descontar em alguma coisa, como em bullying, drogas e outros problemas.

Por outro lado, os filhos que conversam com os pais sobre o dia a dia tendem a ser mais controlados, uma vez que sentirão a presença ativa da família.

Senso de cooperação

A partir do autocontrole e do desenvolvimento das habilidades sociais, os alunos terão melhor capacidade de cooperar com os demais. Entenderão que qualquer atividade consiste em divisão de trabalhos, sendo que um ajudará o outro.

O que a escola pode fazer?

A escola tem papel fundamental na participação dos pais na vida escolar. Em primeiro lugar, deve sempre deixar claro que o desempenho dos filhos está atrelado à interação. Depois, deve proporcionar momentos em que as trocas entre pais e filhos são incentivadas.

Uma das formas de fazer isso é com reuniões periódicas. É possível, até mesmo, fazer discussões entre professores, pais e filhos para que cada um mostre o que pode ser melhorado nessa relação. Além disso, outros eventos em família, como mostras e feiras, podem fazer com que famílias se unam em prol da educação dos filhos.

Quando os pais estão na escola, todos tendem a ganhar. A instituição terá famílias mais engajadas, o que é fundamental para que a marca consiga se fortalecer e conseguir mais alunos. Os pais criarão ainda mais vínculos com seus filhos, entendendo seus problemas e demandas. As crianças e adolescentes, por sua vez, terão mais força e coragem para enfrentar seus próprios problemas e dilemas.

Gostou deste texto? Então, siga agora mesmo nossa página no Facebook e receba conteúdo exclusivo no seu feed de notícias.

Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram