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O que é Rapport e como aplicar na sua escola

rapport na escola

É normal do ser humano querer ser estimado, querer se aproximar. Pessoas se esforçam o tempo todo para serem apreciadas pelo próprio chefe, amadas pela família, respeitado pelos que dependem dele, como funcionários ou alunos. Existem dezenas de técnicas que auxiliam neste processo de se fazer agradável, e hoje discutiremos sobre uma delas, o rapport.

O que é rapport?

A palavra vem do francês antigo rapporter, que significa “aproximar”,”trazer”. Resumidamente, é isso que a técnica do rapport representa: aproximar-se, trazer de volta o que a pessoa que você está se relacionando te enviou, com o objetivo de gerar empatia.

Por exemplo, em uma conversa com alguém, você pode perceber que vocês dividem valores, crenças, conhecimento, comportamento, opinião política ou até mesmo o time que torcem. Se esse fator em comum for reforçado, uma relação mais íntima será criada, e a pessoa ficará mais confortável ao seu lado, mais passível de comprar de você, vender para você ou fazer negócios. Outra maneira de se aplicar o rapport é com comportamento físico, sutilmente espelhando os trejeitos da pessoa que se está tentando cativar, como imitar o tom de voz ou os movimentos corporais.

Especialistas apontam que espelhar alguns movimentos corporais ou até mesmo a postura corporal ajuda no engajamento conversacional, incentivando um sentimento de empatia. Manter o contato ocular constante é outra maneira, pois deixa claro a atenção que está sendo oferecida ao interlocutor.

O objetivo do rapport não se limita necessariamente à fazer uma amizade ou concretizar uma venda, mas sim estabelecer uma conexão sólida com a pessoa que se está aplicando. Criar aquela sensação de verdadeira reciprocidade, conexão, confiança, cooperação e empatia. Você mesmo já deve ter passado por isso: conhecer uma pessoa, e depois de apenas alguns minutos já concluir que “aquela pessoa me entende”, ou que “parece que eu te conheço há anos”.

Como aplicar na minha escola?

1 – Com seus alunos

Na relação com seus alunos, esta técnica pode ser aplicada em vários setores diferentes da sua escola. Um professor que aplica rapport com seus alunos gera uma confiança que pode segurar o aluno na instituição. É muito comum os alunos verem uma distância muito grande entre eles e os professores, tendo os professores como figuras muito diferentes deles mesmos. Aplicando o rapport o professor pode diminuir esse afastamento, tornando-se mais próximo dos alunos e criando uma relação mais íntima, o que é sempre interessante para a escola.

2 – Na cobrança

O responsável pela cobrança também pode fazer uso do rapport ao discutir sobre valores com os alunos. Cobrar nunca é agradável, portanto é importante que o responsável seja sempre muito educado, mas sem perder a firmeza, afinal se a gentileza for exagerada o aluno não sentirá respeito pela autoridade do cobrador. É necessário também ter acesso aos dados do cliente, como a quantidade de parcelas em atraso e o valor de cada uma, desde quando o aluno deve e o motivo da dívida. Oferecer opções flexíveis de pagamento vão te ajudar também a receber os inadimplentes.

3 – No telemarketing

A aplicação do rapport pelo telemarketing também pode trazer resultados expressivos. Na hora de chamar a visita para a escola, ou o vendedor na hora de fechar a matrícula com o aluno também podem aplicá-lo, resultando em vendas sólidas. Afinal, as pessoas compram mais facilmente com pessoas que elas

4 – Com seus funcionários

Já na relação com seus funcionários, uma aplicação prática do rapport irá construir confiança e gerar proximidade com a equipe, o que resultará em maior cooperação do time para que a escola funcione de maneira mais fluída. Você conseguirá o melhor deles se eles se sentirem confortáveis para fazer sugestões, serão menos críticos em relação às suas ideias e será mais simples pedir favores à eles quando necessário, além de tornar o ambiente de trabalho muito mais saudável.

Conclusão

Construir rapport conscientemente é extremamente útil tanto pessoalmente quanto profissionalmente. Se aplicado corretamente, você poderá construir relacionamentos mais rapidamente e aprimorar sua comunicação. Seus relacionamentos tanto no trabalho quanto na sua vida pessoal serão fortificados e você sem dúvida será mais respeitado pelos que te rodeiam. Para saber mais, clique no link.

 

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