Uma pesquisa realizada com mais de 2 mil consumidores brasileiros aponta que o bom atendimento é fundamental na hora de decidir pela compra. Segundo o relatório CX Trends 2023, da Opinion Box em parceria com a Octadesk, 65% dos entrevistados afirmaram que já desistiram de uma compra após terem uma experiência ruim.
E para melhorar o atendimento a possíveis clientes e tornar a experiência mais assertiva, as empresas podem contar com diferentes recursos tecnológicos.
Um deles é o Funil de Vendas, uma ferramenta estratégica que auxilia as empresas ao longo de toda a jornada de compra dos clientes, desde o primeiro contato até a efetivação da venda.
No contexto educacional, contar com este sistema digital traz muitas vantagens e pode tornar o atendimento mais ágil e personalizado, atendendo às necessidades de alunos e familiares. Leia o texto e saiba como o Funil de Vendas pode ajudar a transformar leads em clientes de forma simples e rápida.
O que é Funil de Vendas
Antes de falarmos sobre as vantagens do Funil de Vendas é importante lembrarmos que esta é uma ferramenta que ilustra as etapas pelas quais um cliente em potencial passa para a conclusão da compra.
Vale ressaltar que esta abordagem é composta por diferentes etapas: consciência, interesse, consideração, intenção, avaliação e compra.
Com o Funil de Vendas, a equipe comercial consegue acompanhar o comportamento dos clientes e entender suas preferências, tornando a jornada de compra mais assertiva.
Os indicadores levantados pela ferramenta também auxiliam o departamento de marketing a avaliar e ajustar as estratégias, buscando atender as necessidades do público-alvo.
Vantagens
Além de oferecer um atendimento personalizado, o uso do Funil de Vendas no dia a dia traz outras vantagens para a escola:
– Organização do processo: a ferramenta torna o processo mais ágil e organizado, facilitando o acompanhamento de cada etapa da jornada dos alunos, desde a captação até o pós-matrícula;
– Oportunidades bem aproveitadas: com o Funil de Vendas você identifica onde estão os gargalos e melhora as estratégias, ajustando-as ao longo da campanha de matrícula;
– Acompanhamento eficiente: além de organizar as etapas, a ferramenta permite um relacionamento mais próximo com os alunos em potencial;
– Crescimento sustentável: tendo mais controle do processo de prospecção e venda, a sua escola pode crescer de forma estruturada e previsível.
Conclusão
Como vimos, o Funil de Vendas ajuda as escolas a entenderem melhor o comportamento do consumidor e a otimizar as estratégias de venda e de marketing.
O uso desta ferramenta pode potencializar o departamento comercial, otimizando o atendimento aos possíveis clientes desde o primeiro contato e de forma totalmente digital.
Na F10, temos um sistema que acompanha essa interação em tempo real, identificando as necessidades dos leads e tornando o atendimento mais personalizado. Converse com nossa equipe e peça uma demonstração.