Soluções para melhorar a gestão da sua escola, clique e conheça.

Evasão

Conheça 4 causas da evasão escolar e saiba como evitá-las

evasão escolar

A evasão escolar é um problema comum na maioria das instituições brasileiras. Por vários motivos, os estudantes podem preferir ocupar o tempo com outras atividades ou alocar o dinheiro em outros locais. Isso pode comprometer a estratégia da instituição, além de minar o interesse de outros alunos.

Para evitar isso, os gestores devem estar atentos em quais são as principais causas de evasão para evitar que aconteçam ou diminuir o índice. Com isso, mais pessoas poderão continuar na escola.

Veja quais são as 4 causas mais comuns de evasão e o que fazer para diminui-las.

1. Dificuldade de aprendizagem

Quando um aluno não consegue absorver o conteúdo passado, ele fica desmotivado e a tendência é que ele não queira mais participar das atividades. Logo, o desejo será de não renovar a matrícula. Entretanto, com o esforço da equipe pedagógica, o problema pode ser contornado ou resolvido.

Tanto as faltas dos alunos quanto as notas obtidas nas atividades devem ser utilizadas para que um tratamento personalizado seja oferecido para os alunos. Assim, identifica-se a dificuldade e pode-se planejar formas para resolver o problema, como monitorias, horas extras de estudo etc.

2. Situação econômica desfavorável

As instituições também devem observar os efeitos das crises econômicas. Com elas, as demissões crescem, o que diminui o poder aquisitivo das famílias, levando várias pessoas a desistirem de seus cursos. Para tentar solucionar o problema, a escola deverá avaliar cada caso para fazer uma proposta.

É possível isentar ou parcelar o valor do material escolar, por exemplo. Dividir o valor da mensalidade em mais parcelas no cartão de crédito, ofertar bolsas, fazer descontos para indicação de alunos e parcelar débitos anteriores são outras possibilidades.

É necessário, entretanto, mostrar que a instituição está atenta para ajudar seus alunos quando os problemas financeiros aparecerem.

3. Necessidade de ir ao mercado de trabalho

Como efeito da crise financeira ou de problemas familiares, alguns integrantes veem a necessidade de ir para o mercado de trabalho antes do tempo previsto. Com isso, é possível que os alunos aleguem falta de tempo para continuar os estudos.

A dificuldade pode ser resolvida com turmas em horários e realidades diferentes. Assim, os alunos poderão acompanhar o curso em momentos que não estejam trabalhando e com colegas com situações parecidas com a deles.

Além disso, explique que manter os estudos é fundamental para que uma posição melhor no mercado seja conquistada em um futuro próximo.

4. Condições deficientes da escola

Alguns alunos podem se sentir desmotivados com algum problema da instituição, que pode estar relacionado com a infraestrutura, com a má qualificação dos professores ou com a baixa qualidade do material didático.

Por isso, tente sempre agregar valor aos cursos desenvolvidos pela instituição, melhorando o corpo docente e a infraestrutura do local. Caso algum aluno apresente a crítica e a vontade de sair da escola, mostre que o projeto da instituição é continuar melhorando e que conta com a ajuda dele.

Para conseguir diminuir a evasão escolar, é fundamental contar com uma equipe de gestão pronta para monitorar os índices e propor soluções para diminui-los. Além disso, deve-se verificar se as ações estão dando o retorno esperado para otimizar a estratégia. Assim, será possível crescer e melhorar a qualidade da instituição, aumentando a motivação dos alunos.

Quer ler mais dicas como esta? Assine nossa newsletter e receba nossos materiais em primeira mão.

 

Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram