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Captação de alunos

O que é e como montar um ponto de venda para franquias de educação?

gerenciar franquia

O sucesso de uma franquia de educação depende, principalmente, da visão estratégica das pessoas responsáveis por sua gestão. Além de oferecer um serviço qualificado e utilizar a tecnologia de forma eficiente, é preciso tomar algumas decisões que afetam diretamente os resultados do negócio.

Uma delas é a escolha e criação do ponto de venda. Para seguir o caminho certo, não basta escolher um local com preço atrativo e bem-estruturado. É preciso, também, levar em conta fatores demográficos que indiquem o tipo de público que pode ser atingido em determinada localização. E isso é apenas o princípio.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste artigo, vamos definir o que é ponto de venda e indicar o que deve ser considerado em sua elaboração. Além disso, você vai conhecer boas práticas para potencializar a performance do estabelecimento.

O que é ponto de venda?

O ponto de venda nada mais é do que o estabelecimento utilizado para comercializar um produto ou serviço. No caso de franquias de educação, trata-se do imóvel escolhido para abrigar a administração escolar e receber as atividades pedagógicas oferecidas pela instituição.

A escolha do ponto de venda é uma das decisões mais importantes a serem tomadas pela gestão. Afinal, o ambiente e a infraestrutura oferecidos aos alunos são fatores-chave não apenas para atrair novos estudantes, mas também para evitar problemas relacionados à evasão escolar.

Quer saber como escolher o ponto ideal? Continue a leitura no próximo tópico.

O que analisar na montagem do ponto de venda?

Como já mencionamos, a estrutura oferecida pelo edifício é crucial para a aplicação de uma estratégia eficiente de captação. Portanto, é preciso verificar o estado de conservação do imóvel, as possibilidades de adaptação e, até mesmo, o ambiente que o cerca. Locais mais tranquilos e silenciosos são, geralmente, opções mais interessantes.

Além disso, é imprescindível prezar por uma boa localização. A área escolhida para abrigar sua franquia precisa agregar uma população condizente com o seu público-alvo. Afinal, de nada adianta vender um serviço excelente em um lugar que as pessoas não se interessem ou não possam pagar por ele.

Seguindo o mesmo raciocínio, você deve observar a visibilidade do imóvel para ter uma ideia do nível dos esforços necessários para colocar sua marca em evidência. Por fim, o ponto deve ser de fácil acesso para estudantes e responsáveis. Verifique a disponibilidade de estacionamentos e as linhas de transporte público que atuam nos arredores.

Como lucrar mais com o ponto de venda?

Uma vez escolhido o ponto de venda, é possível adotar práticas para potencializar o retorno obtido com ele. O básico é manter o estabelecimento organizado e bem apresentável. Um ambiente acolhedor é um dos fatores que geram experiências positivas nos consumidores, o que, por sua vez, aumenta as oportunidades de negócio.

Com isso feito, é hora de garantir que seu público-alvo vai ficar sabendo da existência da escola e se interessar por ela. Para tal, invista não apenas em ações de marketing, mas em medidas para capacitar os colaboradores responsáveis pelo atendimento.

Mais do que tudo, é fundamental proporcionar um ambiente acadêmico vantajoso para professores, alunos e responsáveis. Por isso, considere o investimento em tecnologias de automação. Hoje, existem softwares capazes de interligar todos os departamentos da escola e, ainda, facilitar o processo pedagógico.

Agora que você sabe o que é ponto de venda e como escolher o melhor para o seu negócio, pode dar mais um passo em direção à abertura ou expansão da sua franquia. Para garantir o sucesso, porém, é necessário ficar de olho no mercado e adotar tecnologias e soluções que facilitem suas operações.

E aí, ficou claro o que é ponto de venda e o que você pode fazer para otimizar o retorno sobre o investimento? Mostre que está por dentro do assunto e compartilhe em suas rede sociais!

 

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