As novas tecnologias digitais estão transformando rapidamente o ambiente de negócios e na gestão escolar não é diferente, principalmente a partir de ferramentas que auxiliam os gestores na produção de conteúdos e automação de tarefas como, por exemplo, as que utilizam Inteligência Artificial Generativa.
De acordo com uma pesquisa da Nexus realizada em 2025 com 2.012 pessoas de todo o Brasil, ao menos 63% dos brasileiros já utilizaram alguma plataforma de Inteligência Artificial (IA) generativa. Destes, 16% utilizam as ferramentas de IA generativa todos os dias e outros 20% algumas vezes na semana.
Além disso, para 51% a IA generativa é capaz de tomar decisões melhores do que os seres humanos. Mas o que é a IA generativa e de que maneira ela pode otimizar a Gestão escolar?
O que é IA generativa
Antes de falarmos sobre as aplicações da IA generativa na Gestão escolar é importante entendermos o que é a IA generativa. Esta tecnologia é uma evolução do Machine Learning (aprendizado da máquina), capaz de produzir novos conteúdos, a partir de padrões extraídos de um grande volume de dados.
A tecnologia foi projetada para construir conteúdos como textos, imagens, áudios e vídeos de modo autônomo e de maneira conversacional e tem alterado de forma significativa a rotina produtiva de muitos profissionais, inclusive na área administrativa e financeira.
Plataformas de IA generativa
Desde que o ChatGPT chegou ao mercado, muitas empresas desenvolveram soluções de IA generativa em todo o mundo. Dentre as plataformas mais conhecidas do púbico estão Gemini, ChatGPT, IA do Canva e Copilot.
Cada uma dessas soluções entrega o conteúdo de uma maneira diferente e tem uma interface única, porém o modo de funcionamento é semelhante: os conteúdos são gerados a partir de demandas específicas apresentadas pelos usuários, os chamados prompts, e a entrega ocorre de maneira rápida e organizada.
Como todas funcionam de maneira muito parecida, cabe ao usuário escolher a interface que mais lhe agrada e a opção que melhor atende às suas necessidades.
IA na Gestão Escolar
E na Gestão Escolar, o uso desta tecnologia tem se tornado indispensável. Mais do que uma tendência, a Inteligência Artificial generativa já faz parte da rotina das escolas, aumentando de forma expressiva a eficiência operacional nos mais variados setores:
– Marketing;
– Atendimento ao Cliente;
– Jurídico;
– Financeiro;
– Administrativo.
As plataformas digitais de IA generativa podem otimizar a produção, automatizando processos que antes demandavam muito tempo dos colaboradores. Veja algumas aplicações práticas da IA generativa nas escolas:
No marketing e vendas, a IA generativa auxilia os profissionais na criação de campanhas de matrícula, segmentação inteligente de público e produz relatórios mais completos, a partir da leitura das informações dos leads e público-alvo.
O uso de chatbots com integração de IA generativa também complementa o atendimento aos clientes, tornando a interação humana mais assertiva e fornecendo um atendimento personalizado e ininterrupto.
Já no setor jurídico e administrativo, a aplicação da IA generativa traz uma celeridade a processos complexos, principalmente na geração de documentação técnica, elaboração de contratos e relatórios financeiros. As informações extraídas de um grande volume de dados subsidiam a tomada de decisão, tornando a gestão mais estratégica.
Outro departamento que pode se beneficiar e muito da IA generativa é o setor de Tecnologia da Informação. Isso porque as ferramentas de IA auxiliam na geração de códigos e testes automatizados, fornecendo dados relevantes para a segurança cibernética.
Plataforma de BI F10
As possibilidades para o uso da Inteligência Artificial no ambiente escolar são muitas, mas na área de gestão a geração de relatórios gerenciais e financeiros pode acelerar a tomada de decisão, ajustando os processos sempre que necessário.
Com o sistema de Business Intelligence (BI) da F10, os gestores têm acesso a dashboards inteligentes, relatórios dinâmicos e projeções baseadas em dados históricos. Todos os indicadores da escola estão visíveis em uma única plataforma:
– Acompanhamento financeiro;
– Acompanhamento pedagógico;
– Fluxo de caixa;
– Inadimplência;
– Leads e conversões;
A partir da integração da IA, o sistema F10 identifica padrões e anomalias em um grande conjunto de dados, indicando as principais tendências para a tomada de decisão. Assim, a gestão escolar fica mais inteligente e dinâmica, com acesso a dados e métricas em tempo real, facilitando a gestão data driven da escola.
Conclusão
O uso das novas tecnologias como a Inteligência Artificial generativa vem alterando de forma significativa a rotina de empresas de todo o mundo e na gestão escolar são muitas as vantagens desta inovação no dia a dia da escola.
Com diferentes aplicações no dia a dia, a IA generativa pode ser adotada em diferentes setores e processos, otimizando a atuação da equipe e tornando a gestão mais inteligente a assertiva. Com o sistema F10, a sua escola terá acesso a uma plataforma completa de Business Intelligence, com dados acessíveis em um dashboard dinâmico e interativo. Converse com nosso time e conheça as soluções da F10 desenvolvidas especialmente para o setor da educação.



